quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

"A juventude do século 21 é alienada?"

PEQUENO MUNDO

        "Uma geração sem livros, nem leituras". Assim o professor Geraldo Rodrigues, com sua experiência de antigo educador, definiu a juventude brasileira atual. O isolamento da mocidade estudiosa, que raramente lê, desde o livro ao jornal, tem sido descartado por outros educadores, em, tom de advertência. Todos veem a necessidade de criar-se na escola o hábito de leitura, como forma de acentuar o interesse comunitário e desenvolver o espírito crítico.
        Pesquisas já demonstraram que o universo vocabular do nosso estudante, mesmo em nível universitário, é pobre. Reduz-se a algumas centenas de palavras. Tão fortes parecem ser os apelos do mundo, em suas mensagens audiovisuais, que o jovem absorve informações passivamente, de modo vago e incompleto. Na escola e fora da escola mostram-lhe sobre o que pensar, mas não o estimulam a pensar. Acossado por uma gigantesca massa de informações, e incapaz de discernir o que é legítimo, o jovem tende, em geral, á indiferença, ao alheamento.
        A realidade brasileira lhe escapa, os acontecimentos do mundo não o instigam a um esforço mínimo de interpretação. Ele será um homem moderno na medida em que repete por mímica os conceitos em moda. Deixa de ser moderno, porém, no sentido do homem bem informado, com a capacidade de se exprimir bem e de formular ideias. Na sua carência de expressão e percepção, o jovem transforma-se em mero repetidor do que mal ouve e do que mal vê de relance.
        Vários serão os motivos que concorrem para isto, mas é certo que a raiz dos males está na incapacidade da escola em ensinar o estudante a pensar. Vê-se que as apostilas ameaçam substituir o livro. Em lugar do compêndio surge a cultura condensada, digestiva e quase sempre deformada. O estudante habitua-se a ler apenas o que lhe parece essencial. Não recorre ao livro como fonte de pesquisa, de investigação. Não complementa no livro a exposição feita na sala de aula. Deixa, em consequência, de informar-se extensivamente. Limitado nos seus elementos de aferição crítica, seu universo há de ser pequeno, e por aí medir-se-á fatalmente sua participação na comunidade.
        A tecnologia posta a serviço do ensino introduz por sua vez, o risco de limitar o livro e o professor, substituindo-os por processos audiovisuais. Desde a escola de Ensino Fundamental sente-se que não há por parte de mestres e diretores o empenho em gerar no aluno o hábito de leitura. São poucos os deveres que incluem leituras de livros, mesmo de livros especialmente resumidos com tais objetivos didáticos.
        As provas baseiam-se nos testes de múltipla escolha. Não há mais lugar para a dissertação que ensina a escrever, que apura o vocabulário, disciplina e amplia os meios de expressão do estudante. Não admira, pois. que estas condições, somadas a formas de vida familiares e comunitárias pouco propícias à intimidade e à reflexão, façam com que o jovem dos nosso dias não leia sequer jornais e revistas, tornando-se meio cego e meio surdo.
Adaptação J.B. Editorial, 24/12/73.

Após a leitura do texto motivador, redija seu texto no espaço apropriado. Leia e comente os textos de seus colegas. 

106 comentários:

  1. Respostas
    1. Alexandre muito bom o seu texto, expressa o que você realmente acha do ensino nos dias atuais,legal que você usou uma linguagem bem culta que deixou o seu texto com um vocabulário "rico". Parabéns.

      Excluir
  2. Tema proposto: “A juventude do século 21 é alienada?”
    A JUVENTUDE NA ATUALIDADE
    Os jovens do século 21 estão muito desprovidos de conhecimentos e atitudes. Hoje em dia observamos jovens presos em um mundo tecnológico, onde esquecem a importância de se instruírem, passam horas à frente de um computador” navegando” na internet , conversando com amigos. Preferem este tipo de atividade do que ler um livro ou ler uma revista científica, ou então, ligar a tv e sintonizar em um canal educativo.
    Nos tempos atuais, o jovem está cada vez mais preso ao mundo tecnológico, não se preocupando com sua formação, e perdendo mais a responsabilidade pela construção de uma sociedade melhor e mais justa.
    Hoje, o jovem tem medo de dar suas opiniões, tem preguiça de buscar algo mais para seu crescimento pessoal e profissional.
    Os jovens não precisam se alienar, eles precisam enfrentar a realidade em que está neles a esperança de uma sociedade mais justa e mais participativa.

    Discente: Elizabeth dos Santos Machado
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012

    ResponderExcluir
  3. A juventude do século XXI é alienada?
    Sim. Desde o século XX estamos passamos por grandes mudanças, tanto tecnológicas quanto científicas. E em meio a tantas mudanças não podemos deixar de lado o fato dos jovens estarem sendo rapidamente envolvidos nessa “bola de neve” chamada globalização.
    Não é raro se deparar com um jovem na rua ouvindo música ou mesmo mandando mensagens para amigos ao mesmo tempo em que conversa com a pessoa ao lado. Mas pesquisas revelam que essa “massa” de informações pode atrapalhar no crescimento e desenvolvimento intelectual dessas pessoas.
    Essas novas formas de expor as informações, e os meios usados para chegarmos até elas não exigem mais o mínimo de esforço e interpretação, uma vez que os recursos específicos para isso já estão aptos a realizarem a parte mais difícil dessa tarefa.
    Se compararmos a nossa geração com todas as facilidades e acessibilidades que estamos acostumados a usar no nosso dia a dia, com a geração dos nossos avós sem sombra de dúvidas veremos o quanto estamos mudados com relação a nossos hábitos e os nossos meios de vida. Na época de nossos avós, com certeza a maneira mais prática de se obter informações era a través da leitura, e de outros meios de pesquisa, com o intuito de se obter um pouco de conhecimento sobre determinado assunto.
    Hoje, com todo o avanço que temos, a leitura e os livros estão sendo substituídos pela internet e outros meios audiovisuais.
    Nessa era de facilidades, cada vez a tecnologia se mostra apta a substituir os meios mais tradicionais de se manter informado.
    Dessa forma não há como dizer que o jovem de hoje não é alienado com tantos meios fáceis de se manter informado em relações ao mundo lá fora, pela internet, radio, televisão, outdoors em toda parte e varias outras formas.
    Rafaella Rodrigues Santos. (1° Período de Agroindústria). 20/02/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaella seu texto ficou muito legal, pois você expressou seu pensamento em relação ao ensino didático e tecnológico!!!!!!!!!!!! PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Rafaela seu texto ficou bom, você citou que ocorreu pesquisas e a contribuição da globalização na alienação dos jovens, enriquecendo seu texto. Parabéns...

      Excluir
    4. Rafaella Rodrigues seu texto ficou divino, você soube expressar de maneira simples e fácil compreensão o que quis dizer.
      Meus parabéns, você foi espetacular (:

      Excluir
  4. Os tempos mudaram em vários aspectos, uns para melhor e outros para pior. Um aspecto que vem sendo muito discutido e sobre os jovens de hoje, jovens alienados, sem opiniões, tudo que eles querem e aparecer de qualquer maneira, não se importa com nada se e certo ou errado, o que importa e a moda.
    E claro que sempre tem exeções, tem aqueles que pensam em estudar e ter uma profissão, mais infelizmente e a minoria. Esse jovem quê é alienado só preocupa com seus próprios interesses, não estão nem ai para ninguém nem com sua própria família, às vezes eles nem sentem vontade de fazer algo mais se a turma o vai se sente obrigada a participar porque se não pode ser chamado de careta e ate ser expulso do grupo dos tais amigos.
    Essa e uma realidade triste, pois esses jovens são o futuro do país, são eles que deveriam nos dar esperança para um amanhã melhor, mais nada ainda está perdido, não devemos desistir deles, devemos apoiar, conversar, dar conselhos, devemos mostrar para eles o caminho certo e que eles são capazes de serem adultos realizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Angelica,infelizmente acontece bastante,direto nos deparamos com pessoas assim que, preocuram em aparecer mostrando, nao suas habilidade ,intelectuais e sim com comentarios vazios....

      Excluir
  5. A juventude do século XXI.

    É certo dizer que os jovens são alienados? A maioria das pessoas diz que sim, mas em sua minoria tem aqueles que dizem que não. A moçada está perdendo os prazeres da vida para ficarem em frente aos computadores, TVs, etc. E isso não é bom!
    É preciso, em primeiro lugar, lembrar que não se podem generalizar os jovens, pois cada um deles tem sua forma de pensar e agir. Ainda tem aqueles não se deixam influenciar, preferem ler um bom livro á assistir um filme na TV, gostam de sair com os amigos ao invés de ficar em casa no facebook. Alguns jovens estão começando a enxergar a realidade do mundo e ver que suas opiniões também são importantes para o nosso país.
    Nota-se por outro lado que as mídias estão sempre procurando fisgar o publico jovem, talvez por serem mais fáceis de alienar-se. Por isso, criou-se certo preconceito em relação a eles. Mas em sua maioria eles preferem as tecnologias a ter que fazer as coisas com suas próprias mãos, até porque é bem mais fácil pegar o resumo de um livro do que Lê-lo, é bem mais simples você copiar um corte de cabelo que está na moda do que criar seu próprio estilo, talvez por medo do que os outros vão pensar ou simplesmente por não ter um estilo próprio.
    Portanto pode se dizer que a cabeça do jovem é uma coisa complicada de se entender, cujo cada um pensa de um forma diferente, mas de um modo geral todos acabam sendo influenciando por alguma coisa, pro menor que ela seja. Por causa de um sapado novo que lançou ou aquela calça Jens que é febre nos Estados Unidos e que acaba de chegar no Brasil. Passa gerações e gerações e sempre irá existir a alienação.


    Discente: Amanda Cristina Silva
    Curso: 1º Período de Agroindústria – 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O seu texto mostrou o seu conhecimento apartir deste determinado tema,teve coerência e o seu vocabulário foi bom. Parabéns Amanda.........

      Excluir
  6. A juventude do século 21 é alienada?
    A algum tempo atrás, crianças e jovens tinham outras distrações. As crianças brincavam umas com as outras, havia vários jogos educativos, onde eram reunidas em grupo para brincar. Os jovens faziam encontros para conversar, os estudos eram feitos através de livros, pesquisas desenvolvidas dentro da biblioteca. Eram horas de estudo para fazer um trabalho. Com o passar do tempo surgiu o celular, onde facilitou a vida das pessoas, mas as afastou ao mesmo tempo. A tecnologia foi se desenvolvendo e a indústria cada vez mais fabricando. Os computadores tomando o espaço dos livros. Nos tempos de hoje tudo ficou mais fácil, um trabalho que demorava horas, hoje é feito em minutos se pesquisado na internet . Os jovens se acomodaram em um mundo que não os força a ler, a pensar e nem a ter criatividade. Tudo está ao alcance. Com isso, crianças e jovens não lêem mais livros estão presos a um “mundo” chamado “internet” e com certeza é impossível se desligarem desse momento da tecnologia. A juventude dos tempos de hoje é sim alienada e não sobreviveria sem tantas tecnologias.

    Discente: Luana Rosa
    Curso: 1° período de agroindústria - 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUANA A TECNOLOGIA REALMENTE É UM DOS PROBLEMAS QUE ESTÁ ALIENANDO OS JOVENS.

      Excluir
  7. TEMA: A juventude do século 21 é alienada?
    JOVENS E SEU MUNDO NA ATUALIDADE


    Os jovens de uma forma geral foram se transformando a cada ano que passou, não tomando conhecimento dos problemas sociais e não tendo mais consciência dos seus direitos. O que antes para eles era ter um ideal de um mundo democrático foi substituído pelo individualismo, ou seja, não pensar em outras coisas a não ser neles próprios, e com essa nova forma de pensar decidiram a não dar mais espaço para outras questões, como política, cidadania e liberdade de pensamentos. Mas eles não viram que com isso foram perdendo seus ideais e suas capacidades de transformação.
    Sem se preocuparem muito com o mundo lá fora, esses jovens ocupam seus preciosos tempos bebendo, farreando com amigos ou na maioria das vezes na INTERNET, assim eles estão esquecendo dos estudos e de suas reais responsabilidades, não dando a mínima para o que vai acontecer com eles, mais pra frente. Muitos desses jovens se tornam agressivos e com isso vem surgindo várias praticas de bullying e vandalismos. Mas nem todos são assim, há uma minoria que ainda é responsável e pensa em lutar pelos seus objetivos.Esses jovens que não obtêm hábito de uma boa leitura se tornam alienados, pois não conseguem ter uma bagagem de conhecimentos e um vocabulário amplo. Eles se vêem forçados de maneira a aceitar o que lhe são postos de forma que não podem e geralmente não sabem como defender seus próprios pontos de vista, sem contar que perdem suas habilidades de dialogar e questionar o que lhe são apresentados, daí surge a violência.
    Por isso os jovens de hoje tem que deixar de ser alienados e se tornarem pessoas com conhecimentos diversos, a lutarem pelos seus direitos, seus ideais e tentarem ser de um modo o futuro da nação.

    Discente: Letícia Fernandes Marins
    Curso: Agroindústria - 1º. período 2012

    ResponderExcluir
  8. “A juventude do século 21 é alienada?”
    A juventude de hoje é alienada,pois,os jovens não procuram se informar,acha que o conhecimento não e tão necessário eles não reivindicam por uma saúde e uma educação melhor e não se importam muito com os acontecimentos do mundo.
    Os jovens de hoje não querem ler mais,acham que o livro está meio “ultrapassado”, não assistem jornais pois não se interessam pelas notícias,por isso seu vocabulário está cada vez mais pobre.
    As tendências da moda e da tecnologia são o que fazem a cabeça do jovem muitos se importam mais com isso do que com a escola.
    Contudo existem poucos jovens que se preocupam verdadeiramente com os estudos e o conhecimento pois sabem que sem isso não seram bons profissionais.
    Discente:Suzane Lemes Da Silva
    Docente:Gyzely
    Curso:química 1º. período 2012

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Os jovens do século 21
    Os jovens do século 21 são alienados?Alienado São as pessoas não sabem o que e vivem num mundo de fantasia guiada, por coisa superficiais e artística criados pela mídia para mascarar a verdade dos fatos.E isso faz parte de uma estratégia usado pelo capitalismo, para manter as massas conformados e os jovens.
    E vejo que hoje grande parte da juventude , assim como grande maioria da sociedade que eles não são alienados
    Pesquisei muito sobre a juventude; Os jovens não pensam só em computador e internet a maioria dos jovens preocupa muito com , o futuro por exemplo?
    Os movimentos da juventude pelo Enem pela uma faculdade melhor.Os jovens se preocupam sim, o problema que são, muito cobrados e discriminados.
    Então isso que a mídia fala dos jovens e bom também que são mais cobrados e eles quer que o futuro deles seja melhor.

    1°Primeiro de agroindústria concomitante 2012

    ResponderExcluir
  12. “A juventude do século 21 é alienada?”
    Uma pesquisa identificou o perfil dos adolescentes e jovens brasileiros.
    O público tinha entre 12 e 30 anos.Foram ouvidos adolescentes e jovens das oito maiores capitais do país.
    Os jovens entrevistados reconhecem que são acomodados,vaidosos, e consumistas,dentre esses,apenas 17% são conscientes.
    Os adolescentes são resultado de uma sociedade com poucas referências familiares e sofrem muita influência da mídia . Por isso a personalidade é baseada em objetos de consumo,quanto mais se apresenta ter,mais se tem influência sobre os colegas.`
    É nessa situação que se forma a geração que decidirá o futuro da humanidade.

    ResponderExcluir
  13. Tema proposto: “A juventude do século 21 é alienada?”
    Juventude do século XXI.

    O século XXI, um século onde a tecnologia e o consumismo estão no auge, se comparando com os séculos anteriores. A internet ganha destaque nesse século, juntamente com o uso das drogas lícitas e ilícitas a fim de saciar uma população cada vez mais consumista em busca de um prazer que muita vezes se torna insaciável, tirando o foco do equilíbrio na vida.
    A internet é um meio, que sabendo ser usada traz muitos benefícios à população, como maior agilidade, comodidade e facilidade de solucionar problemas decorrentes no dia-a-dia, podendo até minimizar os níveis de estresse dos cidadãos que a usam.
    As redes sociais estão tomando destaque entre os brasileiros, principalmente entre os jovens, os quais preferem passar horas sentados em frente ao computador em um bate-papo ou MSN, do que se relacionar pessoalmente.
    Portanto todos que vivem em pleno século XXI, especialmente os jovens, devem buscar o equilíbrio em tudo que fizerem, usando com discernimento os benefícios que esse século fornece, sem se esquecer dos malefícios que o mesmo pode repercutir em suas vidas. Atentando para não perder os valores e princípios de um relacionamento pessoal e familiar, com a plena consciência de possuir a liberdade de escolha, sabendo que suas escolhas refletirão em seu futuro como conseqüência de suas atitudes.

    Discente: Márcia Carolina Ferreira
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante o seu ponto de vista, concordo que a mídia cega e repassa informações de próprio interesse.

      Excluir
  14. "A juventude do século 21 é alienada?"
    Os jovens de hoje estão cada dia mais desinteressados com sua cultura, seus estudos, querem tudo pronto, mais facilitado, passam a maior parte do tempo em redes sociais, sem ler livros, estão muito desligados ao mundo real.
    É preciso inicialmente, lembrar que a tecnologia está mordernizando-se a cada dia, os jovens não querem pensar mais, estão muito preguiçosos.
    Observa-se também que, hoje em dia nem diálogo com seus familiares estão tendo, além de estar cada vez mais rebeldes, querem tudo do seu jeito.
    Com tudo isso, estão perdendo oportunidades de empregos, cursos profissionalizantes, não se interessam em ganhar novas experiências, e que isso possa ajudar a escolher uma profissão no futuro.
    Portanto, os jovens não estão tendo criatividades, não tem o mínimo de interesse em aprender algo novo, tudo o que passa em televisão, redes sociais, estão querendo copiar, nisso não estão expondo sua personalidade.

    Discente: Kelly Cristina Fernandes de Oliveira
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1º Período de agroindústria 2012

    ResponderExcluir
  15. A juventude deste século é alienada

    Nos dias atuais as pessoas estão lendo cada vez menos. A juventude anda cada vez mais preguiçosa e alienada. Essa alienação pode vir da televisão, onde a mídia expressa às informações e acontecimentos de acordo com aquilo que lhe é conveniente e também da internet, onde os jovens ficam limitados a determinados jogos ou sites de entretenimento e bate-papos.

    Em relação a esse problema podemos descartar o papel que a família pode exercer diante do incentivo à leitura. A grande maioria dos jovens quer terminar os estudos, fazer faculdade, ter um bom emprego, moradia e ser motivo de orgulho. Os pais deveriam diminuir aos poucos do nosso dia-a-dia no uso da televisão, os vídeo games, a internet e os aparelhos celulares e nos incentivarem desde cedo para a literatura, desta forma o senso crítico seria desenvolvido desde cedo.

    A família, antigamente base e referência na vida do ser humano, está cada vez mais desestruturada. São muitos pais e mães ocupados com o trabalho ou com eles mesmos que se esquecem de dar atenção aos seus filhos. Desse modo, os jovens crescem sem opiniões formadas, sem nenhuma consciência crítica e por isso são cada vez menos ativos. É claro que não podemos generalizar, afinal, há uma parcela de pessoas que sempre farão a diferença.

    Enfim, se as pessoas soubessem o quanto é maravilhoso ler, se informar, ser um cidadão consciente desde o início da vida, o poder e o quanto ela é capaz de abrir e nos mostrar horizontes para transformação deste país e do mundo, pois são nossos os caminhos que levam ao futuro.

    Discente: Jéssica Rafaela da Silva Santos
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1º Período de agroindústria 201

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LER É UMA DAS ALTERNATIVAS QUE PODE AJUDAR MUITO OS JOVENS A TER UM OLHAR MAIS CRÍTICO.

      Excluir
  16. Tema proposto: “A juventude do século 21 é alienada”

    A Juventude em um novo tempo

    Como pensam e se comportam os adolescentes de hoje, filhos da revolução tecnológica: vivem no mundo digital, pouco idealista.
    Os adolescentes são capazes de realizar várias atividades e trabalhos ao mesmo tempo usando celular, ipod, computador e vídeo game praticamente viraram uma atividade física do corpo e dos sentidos, uma juventude que fica navegando na internet, com tudo de bom e de ruim que isso significa.
    Sobre os hábitos e atitudes da população brasileira, o que preocupa nesta geração é que eles são concretos em relação a dinheiro e trabalho, mas muito básicos em seus sonhos e impessoais e virtuais nos prazeres que deveriam ser reais.
    A cada dia os jovens vão se tornando cada vez mais sedentários ficando dependentes da tecnologia e acabam não colaborando no seu próprio crescimento intelectual e psicológico.
    Os jovens estão preguiçosos esquecendo as suas obrigações e deveres que deveriam ser realizadas, raramente procuram se aprofundar em algum tema. Mudam facilmente de opinião um sucesso de reinícios com finais rápidos e indolores, referindo-se da era digital, na qual os adolescentes trocam de amores, amizades, humor e cursos como trocam de tênis.


    Nome: Ana Paula Marques Silva
    Curso: Química

    ResponderExcluir
  17. Juventude alienada para uns e jovens talentos para outros

    Os jovens desse novo seculo usa pouco sua mente;jogos ,programas de televisão,internet,celulares,tablete e etc... ajuda as vezes estragar uma mente brilhante;também devemos considerar outros fatores cruciais que aumenta a perspectiva dos jovens serem considerados alienados como por exemplo ,seus pais,irmãos,avos e fim a família toda em si,onde as crianças aprendem os primeiros conceitos,opiniões,e palavras.
    Sabemos que a juventude de hoje não o habito de ler revista instrutivas,livros e alguns pouco sabem da historia do pais em que nascera;expressa pouco suas opiniões ,não porque seja desinteressados e sim por serem parcialmente reprimidos e manipulados pelos ,pais,empresas onde trabalham,amigos,escolas e não podemos deixar de falar da sociedade e sistema e quem vivemos.
    Pessoas de sucesso não ficam paradas no banco do carona pegam o volante e saem em direção do seus sonhos e objetivos
    Sabemos que há alguns anos na época do militarismo o governo comandava tudo,oque as escolas ensinariam,revista,rádios,musicas a serem escutadas;podemos considerar esse fato como principal elemento para chegarmos nesse conceito de que os jovens são alienados,porque isso tirou dos nosso s pais a sua forma de expressar suas opiniões criticas e etc...
    As escolas e os governos da atualida também favorece bastante pra que isso se torne um perca de discernimento da juventude;podemos presenciar descasos com os alunos e cidadãos as vezes por preconceito de cor,opinião sexual e classe social ,também pela forma como e passado aos jovens novos conhecimentos.
    Temos armar fortíssimas para mudar isso com a televisão que podemos considerar um meio de comunicação global onde todos temos acesso a ela,mas o governo manipula isso ao seu favor escondendo fotos de maior expressão para acabar com o alienamento dos jovens e mostram casos que não vai resolver em nada a elevar o ponto crítico e discernimento dos jovens.
    E fato que se você quer saber oque passa no brasil deve-se buscar conhecimento la fora porque a mídia brasileira tapa todos os problemas com outros mas superficiais palavras do nosso ex presidente LULA

    ResponderExcluir
  18. Juventude Alienada
    A juventude do Brasil foi si transformando a cada ano, seus ideais de um Brasil democrático foram sendo substituído por uma satisfação individualista onde não a mais espaço para si interessar por politica, cidadania e liberdade de pensamento.
    Os movimentos de juventude ficaram todos no passado no qual não saíram mais. A garra dos jovens lutando contra a corrupção, a repressão à imprensa não si veem mais pois tudo foi modificado por uma indiferença a politica. Eles não questionam mais, por uma saúde melhor, uma educação qualificada.
    O que se esperar de uma juventude, que se manifesta contra o policia, porque alunos estavam fumando maconha dentro de um campus de universidade, uma local que como objetivo formar o caráter de um cidadão. Afinal o que eles questionam?
    A falta de questionamento de senso critico de se perguntar o que acontece é realmente para acontecer ou é uma alienação de intenções previsíveis que se molda da forma do seu querer. Mas dessas ideologias a tem pontos verdades, que deveriam ser refletidas pra um recomeço de pensamento. O que será do século futuro onde a juventude não se importara com mais nada.

    Discente: Flávio da Silva Pontes
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1°Período de Química 2012

    ResponderExcluir
  19. "A Juventude do século 21 é alienada”?


    Hoje em dia os jovens estão cada vez mais desinteressados em fazer uma boa leitura de livros ,revistas , jornais...Não se interessam em saber das notícias atuais,não se preocupam com assuntos políticos,econômicos e sociais do nosso país.
    O Jovem vive em um mundo virtual alienado uns com os outros em redes sociais sites de relacionamento entre outros estão criando novas formas de escrever palavras adaptando imagens em meio ao vocabulário dessa juventude que cada dia que passa menos procura uma biblioteca para executar uma pesquisa ou até mesmo ler um bom livro.
    Na rede mundial de computadores eles encontram tudo na maior facilidade, com isso está cada vez mais escasso o vocabulário e o censo crítico dos jovens em meio essa modernidade que atinge o mundo todo.
    Eles estão buscando formas de se alienar uns com os outros sequer preocupam com as conseqüências que estão gerando em meio à sociedade.
    Isso tudo limita o senso crítico e a formulação de novas idéias em meio à sociedade atual.

    ResponderExcluir
  20. Discente:
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso:

    ResponderExcluir
  21. "A juventude do século 21 é alienada?"

    Um dos maiores problemas do nosso século é a alienação ,pesquisas relatam que a culpa e dos pais , geralmente nossos antecedentes costumam nos manipular ou até mesmo omitir os fatos mas o certo é que, não devemos culpar toda a geração.
    A juventude de hoje é vista como a personificação da irresponsabilidade , e também alienados, perdidos, rebeldes, e entre outros, bom mais certamente os jovens de hoje se tornaram mero repetidores, tudo que um faz o outro copia, ninguém tem sua própria opinião.
    A repetição pode ser causada de várias maneiras através de redes sociais que é um assunto que está em alta hoje em dia, também pode ser causada por TV e quase sempre pela família. Muitas mães dizem que “manga com leite faz mal “ ou que “ovo com pepino mata “,isso causa um certo medo na pessoa e fixa a ideia na cabeça onde as pessoas começam a serem seguidoras sem nem mesmo saber do que se trata e isso passa de geração para geração.
    Estudiosos confirmam que está causa varia de organismo para organismo o exagero da pessoa que causa o mal, como por exemplo tem pessoa que come varias tipos de comida tudo de uma vez e o organismo dela pode ser fraco e assim poderá fazer mal mas não acontece com todas as pessoas.
    Por fim alienação é a forma de tirar a identidade da pessoa é uma pessoa que vive mas não da importância para o que se passa no mundo que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa que não busca conhecimento .

    Discente: Bárbara Abadia De Oliveira Silva

    Curso:1° período de agroindústria 2012

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Rosilene da Silva Gonçalves Freitas
    Tecnologia em Química 1°período
    Redação
    Tema: “A juventude do século 21 é alienada”?

    Construir é amar.

    Os recentes acontecimentos demonstrados nos canais de telecomunicações são lamentáveis e relatados com a plena verdade absoluta da situação da juventude de hoje.
    A questão é que muitos não sabem e não tem direção alguma sobre o que querem, e a família fica sem saber também como se posicionar diante tamanha confusão hormonal. Por essa razão muitos encontram as drogas para se satisfazer e esquecer um pouco dos dilemas da adolescência. Outros a morte encontra e a família sofre a dor da perca por tempos.
    É preciso considerar que uma boa educação dentro de casa é primordial, um lar estruturado é o caminho para que seu filho mais tarde adolescente possa se espelhar.
    A primeira observação se refere aos amigos que o seu filho está se relacionando, se existe diálogo em sua casa não será problema mostrar a ele que a companhia não é boa. Você irá eliminar uma quantia bem grande de transtornos futuros.
    Não podemos esquecer que se você for amigo do seu filho será a melhor forma de conhecê-lo e estar presente a qualquer tipo de situações adversas.
    Lembramos também que as escolas têm que por obrigação formar grandes homens e mulheres de personalidades próprias, seja com leituras ou grandes palestras de formações de capacitação profissional dando mais embasamento para o jovem de responsabilidade.
    Portanto, o que se deve ressaltar e a construção e edificação de um futuro jovem através de sua família.

    ResponderExcluir
  23. Tema: “A juventude do século 21 é alienada?”

    As vantagens e desvantagens do avanço tecnológico


    Os vários meios de comunicação e entretenimento que atualmente está inserida na sociedade deixam a maioria das pessoas alienadas não somente os jovens, mas a maioria das pessoas que se deixam envolver pela mídia ou estereótipos impostos pela sociedade. A juventude em alguns países e até mesmo no Brasil nas décadas passadas teve uma voz mais ativa, mas com o passar dos anos e mudanças de hábitos e culturas as mesmas perderam as atitudes revolucionarias e os pensamentos críticos. A leitura de livros ou qualquer outro tipo de literatura pode ajudar a tornar não só os adolescentes em um ser pensante como também os adultos, pois a leitura juntamente com mudanças de hábitos não está atrelada a idade, raça, credo ou posição social.

    Infelizmente o grande avanço tecnológico trás consigo algumas desvantagens na comunicação e faz a maioria das pessoas escravas das informações audiovisuais. A maioria dos programas televisivos, musicais ou desenhos infantis já causa esse tipo de dependência e demonstra claramente um estereótipo sobre algumas pessoas que denominam de “ídolos”, mas que na verdade há uma submissão de censo critico. Na vida adulta a situação não muda talvez até fique pior, pois ha mais poder nas mãos das pessoas como as escolhas políticas, no trabalho e dentre outras coisas que se tornam latentes com a falta de estrutura e base que não houve na adolescência.

    As várias horas em frente um computador acessando redes sociais, jogos eletrônicos ou pesquisas na internet com assuntos banais é um dos grandes causadores da falta de cultura da maioria dos jovens. A leitura de conteúdo com informações úteis ou que os torne pessoas de opinião própria, só começa a ser inserido na faculdade, mas o nosso país possui uma grande deficiência de jovens cursando algum curso de nível superior, pois nesse momento percebe a falta de cultura e força de vontade da maioria dos jovens. O ENEM foi um passo muito importante para a mudança na forma de selecionar alunos e assim ter mais oportunidades e fazer a população a ter censo critico e cultura.

    Discente: Ana Paula Rodrigues
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1°Período de Agroindústria 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula ficou muito boa a sua redação, você respondeu muito bem o tema disposto.

      Excluir
    2. Concordo que a cobrança não deve ser somente aos jovens e sim a toda socidade.
      A alienação vem de todo o contexto que vivemos hoje, com a grande quantidade de informação que é disponível.

      Excluir
  24. Tema proposto: “A juventude do século 21 é alienada?”

    Os adultos dizem que os jovens de hoje são alienados,que só querem saber de diversão,são preguiçosos,em parte eu concordo.O jovem de hoje não entende de política,não se importa com os pais e com o país,etc...
    A cada dia a geração jovem vai envelhecendo e se deparando com "novidades" que na maioria das vezes não colaboram com o crescimento espiritual,intelectual e psicológico dos jovens.
    São ativos para as festas,momentos que consideram alegres e prazeres que satisfazem,mas são alienados para com Deus e outras responsabilidades mais importantes.Os jovens perderam os ideais e sua capacidade de transformação,movidos pelo individualismo e egoísmo.
    As sua atitudes também são provas de sua imprudência.Muitos ocupam seu tempo bebendo,farreando com os amigos ou na internet vendo sites de relacionamento.
    A agressividade também é marca dessa nova geração.As práticas de bullying e vandalismo,vem tomando proporções assustadoras.
    Porém é de suma importância destacar que,nem todos os jovens são assim,há uma minoria que ainda é responsável e que luta pelos seus ideais e busca praticar caridade e solidariedade.

    Discente: Letícia De Oliveira Camillo
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012

    ResponderExcluir
  25. Tema: "A juventude do século 21 é alienada ?"

    Dizer que a juventude em geral é alienada eu não posso, mas com certeza posso afirmar que a grande maioria dos jovens mantém-se perdido entre suas decisões, pois quando realmente precisam usar sua capacidade de pensamento para escolhas significativamente importantes em sua vida, acabam não conseguindo ao menos encontrar a si próprios, pois não procuram formar sua opinião sobre determinados assuntos e assim acabam tornando-se deependentes da opinião alheia.
    Uma característica geral dos jovens é sonhar. Todos planejamos o futuro perfeito. O grande problema é que às vezes esquecemos que para acontecer, precisamos trabalhar nossos limites e dificuldades, estudar e fazer valer o esforço necessário para se alcançar um objetivo, que independente das dificuldades, merece atenção extrema de cada um.
    A juventude do século 21 pode até ser alienada, mas pode ser diferente, depende de cada um se lembrar que tem capacidade o bastante para ser independente intelectualmente, basta acreditar e conhecer a si mesmo, lembrando sempre que os seus pensamentos são seus maiores aliados, e ter opinião própria é uma grande arma perante uma era de mentiras e corrupção.

    Discente: Lucas de Lima Silva
    Docente: Gysely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1° período IFTM ITUIUTABA-MG
    Ano: 2012

    ResponderExcluir
  26. Tema :"A Juventude do século 21 é alienada?"

    A realidade que invade a mente de muitas pessoas não é a mesma que invade a de tanto outros jovens.Parar pra pensar no que acontece com a sociedade é o mesmo que tentar compreender algo incompreensível.
    Essa juventude de hoje acha que a escola é uma porcaria, que não deveria existir aula, matérias escolares, contas matemáticas etc, pensam que seriam alguma coisa sem isso.
    Os jovens de hoje não procuram adquirir conhecimento,informação,cultura e sempre por falta de vontade. Eles perderam os seus ideiais e a sua capacidade podendo dar o melhor de si.
    Afinal o que os jovens questionam ?
    A falta de questionamento de senso crítico é de se perguntar o que está acontecendo ? Mas esses questionamentos tem pontas verdadeiras, verdades que deveria ser refletidas para um começo de um mundo diferente entre os jovens.

    Discente: Dhara Francelino Fonseca
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Agroindústria 1° período 2012
    IFTM ITUIUTABA- MG

    ResponderExcluir
  27. A juventude do século 21 é alienada?

    Juventude é sempre um período de transformações e mudanças, o jovem é sempre auto-suficiente em seus conceitos, se acha capaz de tudo, tende a ser até inconsequente, gosta de fazer suas próprias descobertas, não tem tolerância para ser contrariado. Ele se interessa pelo que é novo, a tecnologia e o que é atual, que remete a descoberta individual e as vezes solitária o que pode ser interpretado como isolamento e falta de interesse.
    Alienado é uma palavra taxativa e pode parecer um mal julgamento, o jovem acompanha o que é atual, se identifica na internet onde é possível copiar o que esta na rede ou acrescentar algo novo. Ele tem capacidade de criar, se mostrar, colocar o seu ponto de vista, do seu modo característico, a partir de seus interesses.
    O jovem precisa primeiramente conhecer, para em seguida acrescentar seu ponto de vista e sua reflexão. Ele precisa é de mais incentivo para novas descobertas e esse incentivo deve ser de forma criativa e interessante, oferecidos pelas suas referências em geral, não só professores e pais, mas, blogueiros, profissionais do esporte, gênios da internet,etc. Precisa também de credibilidade da população em geral, ser visto não como rebelde e desinteressado mas, como o futuro da população, os que farão as funções dos adultos de hoje.
    Discente: Milher Gomes de Oliveira
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1º Período de Agroindústria -2012 RA: 1210508018

    ResponderExcluir
  28. O Jovem do século 21 é alienado?

    A alienação em meio dos jovens se da através de meios, como o de informação, e até mesmo a família, porém há aqueles que dizem não ser alienados.
    É normal de todos jovens viverem em grupos. Em função de não ficarem isolados, são facilmente influenciados na decisão, do que ouve como agem, o que veste; fazendo o que todo mundo faz. Abrem mão de coisas que realmente gostam e do são, para se enturmarem.
    Mas também há jovens atentos e super ativos; estão a todo o momento questionando os acontecimentos, participam da política em grêmios dentro de escolas e em outras atividades políticas. Esses possuem idéias próprias e dificilmente se deixam levar pelos outros, buscam cada vez mais novos conhecimentos.
    Atualmente a maioria dos jovens está se tornando alienados. É levada em consideração a maneira como cada um absorve as informações transmitidas por amigos, sites, blogs, rádio, jornais, ou até mesmo pelo modo como recebem a educação em casa e na escola. Essa alienação é construída ao longo do seu crescimento junto com o caráter e a personalidade. Até mesmo a forma política/econômica é capaz de alienar um jovem.
    Recebendo uma boa base educacional por parte da família e da escola, com insentivação para um olhar crítico, dando abertura para questionamentos e incentivando a leitura, pode possibilitar que essa alienação diminuía.

    Discente: Jessie Divina Silva Rezende
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1° Período de Agroindústria 2012

    ResponderExcluir
  29. texto...
    A juventude do Século 21 é alienada? A cada ano que passamos nós podemos observar algumas mudanças que tivemos durante todos esses anos que passamos, claro algumas pra melhor e outras não tão boas assim. Dentro dessas mudanças os jovens são os mais afetados. Antigamente quase não se sabia o que era o desrespeito existia, mas quase não se via os filhos ouviam seus pais na verdade quem era doido em desobedecer aos mais velhos, nem precisava nem eles reclamar, mas se reclamassem logo obedecia, qualquer tipo de desobediência para com os mais velhos em seguida era corrigido e com muita rigidez de sua época a falta de educação era vista naquele tempo como uma falha de seus responsáveis. Tempos em que os mais novos respeitavam e não tinha tantos desatinos como hoje se encontra nossos jovens. Muito diferente de antigamente hoje as moçadas fazem o que quer, a maioria deles não tem respeito com sigo mesmo quanto mais com o próximo, isto não quer dizer que são todos, mas uma grande parte desses jovens está fazendo isto. Se antes eles obedeciam hoje é o contrario a falta de respeito está a todo o momento na vida deles. Muito desses erros muitas das vezes acontece por imprudência dos próprios, mas outras por causa de sua própria criação, não quer dizer que seus pais são totalmente culpados, mas tem grande parte da culpa, deixando os fazerem o que querem, não dando limites pra eles então aproveitam como querem e quando querem não se importando com nada e com ninguém por isso acontecem muitas besteiras que não deveria acontecer então seus pais tem sim grande parte de toda a culpa de como essas moçadas estão se comportando do jeito que estão, é grassas a esta liberdade que muitos deles aprendem o que não presta e é grassas a mesma que existe muitos marginais. O que tudo isso quer dizer é que hoje os jovens estão muito mais problemáticos que antigamente, e os pior soltos nas ruas procurando problemas e sem controle d seus atos e que os mesmos ainda encontram defensores que na verdade deveriam punilos

    ResponderExcluir
  30. Nome: Taís Cristina Silva
    Professora: Gyzely
    Curso: Agroindústria 1º Período

    Tema: “A juventude do Século 21 é alienada?”.
    Hoje em dia falar sobre a juventude é muito complicado e também difícil de lidar.
    O jovem do século 21 é sim alienado, eles querem que as coisas aconteçam de maneira fácil, sem esforço, Vivem num mundo de fantasias, pensam que tudo é só curtição, e esquecem que a responsabilidade a serem cumpridas. São indiferentes a sociedade, a política e mais ainda a religião, muitas vezes nesses tipos de assunto a falta de desinteresse é enorme, e serão esses assuntos que é e será de extrema importância para o seu futuro.
    O saber, o conhecimento sempre será muito importante mesmo sendo nas escolas, trabalho, em casa, no lazer, na conversa com os amigos o jovem que sabe diferenciar as coisas, o que pode e o que não pode no mundo de hoje, esse sim saberá conquistar seu espaço na sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Parabéns Taís seu texto foi coerente ao tema proposto,além de objetivo e de fácil entendimento!

      Excluir
    3. Taís seu texto ficou muito bom, só que você precisa melhorar a caligrafia, pois eu vi que você teve erros de grmática, por exemplo, depois de ponto final é que letra maiúscula e não no meu da frase, e erros de português. Mas seu texto está de Parabéns. Melhore sua linguagem!!!

      Excluir
  31. Tema: “A juventude do Século 21 é alienada?”.

    Jovens Alienados
    Hoje em dia a juventude é alienada porque há um enorme desinteresse dos jovens, influência dos meios de comunicação, além disso, o avanço tecnológico fez com que o jovem tenha preguiça de pensar, e isso vai diminuindo o seu olhar crítico.
    É de conhecimento geral o grande desinteresse juvenil que prefere transcrever sem expressar de forma alguma sua opinião, e na maioria das vezes nem se dão o trabalho de saber se aquilo está correto ou não.
    Além disso, o poder do meio de comunicação faz com que a juventude deixe de lado os materiais que lhe proporciona um entendimento completo, e resolvem fazer o que lhe é mostrado ou dito em jornais, revistas, televisão e principalmente pela internet.
    Com o avanço da tecnologia, os livros e materiais foram trocados pelos variados sites de conhecimentos gerais, que basta você escrever o que precisa eles já te mostra o resumo de tudo, e isso faz com que os jovens deixam de pesquisar em livros, revistas e jornais para copiar tudo pronto da internet.
    Em fim ser alienado ou não, isso depende do jovem, se ele quiser viver copiando tudo o que os outros fazem ou tomar a decisão de criar algo novo totalmente seu, e que no futuro você possa totalmente independente.


    Nome: Douglas Antônio Moura Silva.
    Curso: Agroindústria 1º Período
    Professora: Gyzely

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. parabéns Douglas seu texto foi bem elaborado o tornando muito interessante

      Excluir
  32. “A juventude do século 21 é alienada?"

    Atualmente a maioria dos jovens sofre uma manipulação influenciada pela tecnologia. Nossa juventude brasileira tem substituído o conhecimento literário e cultural pela aquisição de relacionamentos virtuais, prejudicando o desenvolvimento do nosso país.
    Em nossa sociedade, todas as classes sociais se deixam ser dominadas pela mídia, que tem um poder de persuasão fortíssimo, principalmente em pessoas que estão passando pela formação de caráter. Essas pessoas são muito influenciáveis por estarem passando por períodos de transformação, saindo da infância para adquirir maturidade.
    Pesquisas nos comprovam que no Brasil o nível de leitura é baixíssimo em todas as idades, entretanto o número de participantes em sites de relacionamentos vem crescendo assombrosamente e tem despertado a preocupação de nossas autoridades. Devemos acabar com a situação, pois muitos estão deixando ser controlados pelos computadores e aparelhos eletrônicos, enquanto deveríamos dominar a máquina estamos sendo dominados por ela, ou seja, estamos sendo alienados.
    Enfim, os jovens perdem muito tempo ligados a redes virtuais e não buscam adquirir conhecimento, age por impulso tendo atitudes momentâneas, o que lhes pode prejudicar no futuro vindouro. Se eles olhassem de outra forma aumentaria o seu interesse pela leitura e veriam o quanto é importante, na hora de cursar uma faculdade ou preencher uma vaga de trabalho. Por isso aprofunde nos seus conhecimentos, a sabedoria ninguém tira de você.


    Discente: Reslei Eduardo Pereira
    Curso: Agroindústria 1° Período IFTM Noturno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reslei, sua redação ficou muito boa, você foi direto e tratou bem do assunto e não fugiu do tema, parabéns

      Excluir
    2. Parabéns sua redação está muito ótimaaaa!!!

      Excluir
  33. A Juventude do século 21 é alienada?

    As escolas de hoje contribuem muito para a juventude ser alienada, não andam fazendo o incentivo de leitura. A verdade é se muitos dos jovens de hoje não ta nem ai é porque se esqueceram de estimular o senso crítico e argumentativo de cada um.
    A TV Internet e vários meios de comunicação transmitem valores insignificantes, e os jovens captam sem nenhum senso critico, mas ainda muitos jovens se salvam e têm o interesse de argumentar e criticar o que a mídia transmite.
    Em varias empresas que algum jovem começar a trabalhar se ele for expor sua opinião ou criticar algum fato que está ocorrendo de errado ele vai estar errado, por que os mais velhos têm o poder e não gostam que os jovens opinem em suas oposições, distanciando ele ainda mais da política da empresa e do país, e assim cada dia mais o jovem fica alienado politicamente.
    Então grande parte dos jovens de hoje estão alienados, e pouco preocupados com o que vai ocorrer no futuro, acham que tudo vai girar e torno do mundo virtual.
    Um bom livro, uma faculdade pouco importa, não conseguem desligar se da internet e da TV, que influenciam muito os pensamentos.
    A juventude tem que se tornar mais critico politicamente, e têm que começar a cobrar mais dos políticos a melhoria do país. Começar a investigar mais os políticos e votarem mais conscientemente. É por isso que os políticos temem e não estão investindo muito na educação dos jovens.


    Discente: Daniel Alves Oliveira
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1° período de Agroindústria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel sua reflexão no texto perceptiram o senso alegórico e o senso críto!!! Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  34. REDAÇÃO (PRÁTICA)

    TEMA: “A JUVENTUDE DO SÉCULO 21 É ALIENADA?”


    O mundo de hoje vive um processo de globalização e crescimento extraordinário, e com isso muitas pessoas, inclusive os jovens, acompanham satisfatoriamente estes avanços, procurando interelações sociais no mundo virtual.
    Preocupações surgem de modo com que esse avanço se progride, e muitas vezes a leitura fica de lado e o vocabulário do estudante fica cada vez mais pobre (erros de ortografia).
    Escolas com ensinos de qualidade e aprendizagem avançada, estão inibindo o aprendizado do estudando à leitura. Apostilas, internet e recursos mais fáceis na educação, acabam atrapalhando, fazendo com que os jovens dos dias de hoje, ficam cada vez mais alienados, não sabendo o que é melhor para eles.
    Incentivo à leitura, murais informativos, rodas de leituras, livros didáticos e/ou acadêmicos e principalmente, melhoria na educação, fazem com que a vida acadêmica fique cada vez melhor.

    Discente: Alexandre Faria Silva Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: 1º Período de Agroindústria RA: 1210508008

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua redação ficou muito boa,você nao fugiu do assunto e mostrou o quanto os jovens são manipulados pelo mundo virtual............

      Excluir
  35. REDAÇÃO
    TEMA: A Juventude do Século 21 é alienada?

    A juventude do século 21 é muito diferente dos séculos passados.
    Pode se dizer que sim é alienada, pois maior parte dos jovens de hoje em dia preferem idolatrar um ídolo teen, que se ligar em coisas que acontecem ao seu redor.
    A juventude alienada vive uma fantasia, onde acham que podem tudo, que não precisam de escola e até mesmo dos pais.
    A falta de interesse nos acontecimentos como, economia e sustentabilidade é alienação, a televisão influenciou muitos e agora uma festinha qualquer é mais importante que um acontecimento mundial.
    Maior parte dos jovens vive os seus dias em frente um computador em suas redes sociais ou jogos e esquecem do mundo ao seu redor, pensam que não precisam disso e daquilo.
    No meu ponto de vista, maior parte da juventude e também da sociedade é alienada, induzidos por televisão e internet, mesmo assim não deixa de existir os jovens interessados por conhecimento, escutam conselhos dos pais e que se julgam não alienados.

    Discente: Diogo Queiroz Padias
    Curso: 1º Período de Agroindústria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito legal sua redação , você demostra no texto o que você realmente acha.

      Excluir
  36. TEMA: “A juventude do século 21 é alienada”
    Atualmente estamos nos deparando com um problema que acontece em um ciclo vicioso , a alienação dos jovens e o que os fazem alienar . Estes problemas podem ser percebidos no trabalho, na escola e em sua vida social.
    A alienação no trabalho é feita por ter uma única função no ambiente de trabalho e a falta de interesse com o que acontece ao seu redor. Enquanto a de sua vida social é a negação de conhecimentos exteriores.
    Porém, vamos focar mais na alienação da vida escolar, que acorre pela falta de interesse dos jovens em aprender e na falta de incentivo da escola, pois ao invés de incentivar a leitura de livros, entregam conhecimento resumido em apostilas, assim o aluno não procura o conhecimento completo.
    No entanto a juventude esta se alienando e não tendo interesse nenhum para atingir conhecimentos mais amplos e novos.


    Discente: Renata Vieira Costa
    Curso: 1º período de Agroindústria

    ResponderExcluir
  37. Tema: A juventude do século 21 é alienada?

    Alienação Juvenil
    Na atualidade a juventude é alienada, pois, falta leitura de real importância no seu cotidiano, existe uma forte influencia que a mídia exerce sobre ela e além do mais a carência do dialogo familiar faz com que o jovem não tenha nenhuma base solida ou senso critico.
    Não é desconhecido o fato de que pouco jovens hoje em dia é fã de uma leitura construtiva como uma obra literária ou artigo social, logo não procura se informar e acaba aceitando tudo que lhes é dito, concordando sem nem pensar se o que lhe foi exposto é mesmo verdade sobre determinado assunto.
    Além disso, a forte influencia da mídia faz com que a juventude sinta-se pressionada a aceitar as noticias e conceitos mostrados, muitas vezes editados ocultando a veracidade dos fatos sem se quer raciocinar, opta, por ser apenas mais um a concordar automaticamente com que lhes é apresentado.
    Além do mais a mocidade atual é carente de dialogo familiar de qualidade por esse motivo não tem uma estrutura fortificada de valores e conceitos próprios, deixando se levar facilmente pelo que a maioria concorda.
    Com base nos fatos mencionados concluímos que os jovens do mundo atual são facilmente manipulados pelos conceitos da moda, cabe, pois a família e a escola resolver o problema com uma base de valores morais e instigar no jovem o desejo da leitura de conteúdos que o ajudarão a opinar de forma particular em qualquer assunto abordado.

    Fernanda Alves Santos.
    Curso: Química 1º Período.
    Professora: Gyzely

    ResponderExcluir
  38. A juventude do século 21 é alienada?
    Existem muitos jovens que não se preocupam com os estudos, acham que isso não é importante. Estão sempre procurando um jeito de facilitar as coisas para não “perderem tempo” com isso. Muitos não se interessam por política, problemas econômicos, problemas sociais, ou seja, só se importam com o hoje, não se interessam em melhorar seu futuro se o seu presente estiver lhe agradando. Querem apenas diversão, não querem tanta responsabilidade ou trabalho. Interessa-se por assuntos mais fúteis, como por exemplo: a vida de algum artista, popularidade nas redes sociais, etc. Não se preocupam com o futuro do país ou do mundo, e por isso são rotulados de jovens alienados.
    Mas nem todos são assim, também existem aqueles que se interessa em aprender, se preocupam com os vários problemas que temos no mundo. Que se preocupam em ter conhecimento para que no futuro possam ter mais qualidade de trabalho, que lutam por um futuro melhor, pelo futuro do planeta. Enfim, não podem generalizar os jovens, dizendo que a juventude desse século é alienada.
    Priscila Faria Motta
    1° período de Química

    ResponderExcluir
  39. REDAÇÃO

    Tema: A JUVENTUDE DO SÉCULO 21 É ALIENADA?


    Os jovens atuais podem ser sim considerados alienados em alguns assuntos do dia a dia como, por exemplo, na política e na economia. Igual a qualquer pessoa os assuntos que não os interessam são deixados de lado, porém, com a modernização o foco do seu interesse é a tecnologia que veio para facilitar a vida de todos.
    O interesse da geração passada era de adquirir direitos que não possuíam e tentar corrigir o que achavam errados, diferente da geração atual que tem como interesse maior aprender e colocar em prática o máximo da tecnologia existente, agilizando e facilitando o cotidiano. Exemplo disso é a internet de onde se consegue todas as informações de que se necessita em questão de segundos e depende do jovem saber usar isso a seu favor.
    A importância da escola e dos pais em estimular o interesse dos jovens pela leitura é imensa, como por exemplos leitura de histórias e gibis para crianças pequenas e pesquisas, resumos de livros e debates dentro de salas de aula com os professores exigirá um esforço maior do próprio aluno em ir atrás do conhecimento.
    Não se pode ligar todos os jovens a uma alienação geral, o que se pode afirmar é que existem interesses diferentes, como gerações diferentes. O ontem é diferente do hoje, e o hoje com certeza será diferente do amanhã.

    Aluna: FLAVIANA PATRICIA DA SILVA
    Turma: QUÍMICA – 1º ANO - NOTURNO

    ResponderExcluir
  40. Tema proposto: “A juventude do século 21 é alienada?”

    Não só os jovens, cerca de 99,9% da população está alienada, as pessoas não se reconhecem mais entre os demais, clonam-se aos outros procurando-se encontrar em um grupo e esquecendo sua própria identidade.
    As pessoas se perderam nos vícios da terra, no modismo, escutam músicas de baixo nível que degrinem a moral e a ética, a mídia deixou de fazer seu papel que é levar ao público a realidade levando-as a um mundo de ilusão. Não educamos mais para cidadão, não exigimos nossos direitos e não cumprimos nossos deveres, todo tipo de barbaridade é encarado como normalidade, perdemos a capacidade de nos indignar como que é imoral, frio e bárbaro. Esquecemos nossa vida, de prazer por ela e pela vida de nossos companheiros.
    Os jovens de hoje só querem saber de diversão, muitos ocupam seu tempo bebendo ou farreando com os amigos, ou na internet, são preguiçosos, em parte eu concordo, porém é importante destacar que nem todos são assim, há uma minoria que ainda e responsável. Os jovens perderam seus ideais, não tem opinião própria, não tem responsabilidades.


    Discente: Fernanda Rosa Moura
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano: 2012

    ResponderExcluir
  41. Discente: Álbert Henrique Aparecido Silva
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012
    A juventude do século 21 é alienada?
    Os jovens de hoje foram se transformando a cada ano, foram substituindo por uma satisfação individualista,onde não a mais espaço para se interessar a política,cidadania e liberdade de pensamento.
    Os movimentos de juventude ficaram todos nós livros de historia do qual quase ninguém importa mais.A vontade enorme dos jovens de luta comporta mais. A vontade enorme dos jovens de lutar contra a corrupção,a repressão a imprensas,nem se ouve os jovens falar em repressão. Eles não questionam mais. Não questionam por uma saúde melhor, uma educação qualificada e por seus direitos e deveres.
    Afinal a quem eles questionam?
    A falta de questionamento o senso critico de se perguntar o que acontece e realmente e uma alienação mascarada de intenções imprevisíveis que moldam.Tem pontos verdadeiros que deveriam ser refletidos para um recomeço de pensamento.
    Mas na verdade os jovens de hoje dão tanta importância à marca de roupa de tênis do que ao caráter.
    Uma calça de marca "da 775" e mais apreciada do que a própria beleza interior.Que o ter vale mais do que o ser.
    SIM A JUVENTUDE DO SÉCULO 21 E ALIENADA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o contexto do seu texto esta otimo ,tudo o que diz se contrapoe sobre os dias de hoje .parabens e scesso

      Excluir
  42. Discente: Tatiele Rosa de Souza
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012

    A juventude do século 21 e alienada?

    Sim. Pois muitos ouvem as opiniões de outras pessoas. O jovem de hoje pensa em ganhar muito dinheiro, mas não quer estudar e nem trabalhar. Mas isso tem muitas das vezes as opiniões dos pais que fazem os que os filhos querem.
    Hoje mesmo se eu chegar com algo diferente em mim e minha amiga ver, logo ela vai arrumar uma maneira de estar igual, parecida ou melhor do que eu.
    O jovem além de não ter uma opção formada ainda pode pegar a ideia do outro e ainda dizer que foi sua própria ideia. Isso quer dizer que no momento o jovem pode ser honesto e num outro desonesto.
    Então hoje você pode esperar tudo de um jovem ele crescer e se tornar uma pessoa considerável ou não valorizar o tempo que teve e se tornar um qualquer. Muito tem boas criações, mais isso não justifica, pois nem sempre o que começa certo termina certo.
    Para hoje você ter uma opinião própria basta querer e não escutar os que outras pessoas falam.

    ResponderExcluir
  43. Discente: Érica Xavier da Silva
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012

    No mundo em que vivemos hoje o desinteresse dos jovens está se tornando cada dia maior, eles buscam somente facilidade não se importando com os bons costumes de suas famílias, se preocupam somente com seu bem estar, muitos não querem mais ir a escola e a maioria dos que vão muitas das vezes são obrigados por seus pais.
    De acordo com o avanço da tecnologia, houve um avanço também no desinteresse dos jovens por livros, jornais e revistas, pois, tudo o que procuram está mais fácil e mais resumido na internet, então, sobra muito tempo livre para eles dedicarem as baladas e barzinhos, o que acaba também fazendo com que se distanciem de suas famílias, se tornando assim mais complicado o convívio entre pais e filhos. Os jovens acabam buscando fora de suas casas, novas experiências que acabam os levando para outros caminhos, no entanto, a maioria dos jovens estão se tornando dependentes químicos e alcoolatras, que abandonam suas famílias e seus interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  44. Discente: Camila de Jesus Vieira
    DOCENTE: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1º período IFTM ITUIUTABA- MG
    Ano:2012
    Sim, a juventude de hoje acredita que tudo é fácil, pois enquanto são jovens aprendem assim, mas depois que crescerem começa terem responsabilidades o suficiente para perceberem que não é desta maneira.

    Infelizmente é uma geração de desprovida da realidade, os jovens de hoje não querem saber de ''pegar no pesado'', não querem estudar, mas sim para encontrar amigos na escola e serem disciplinados durante as aulas. Eles até acham q a escola é uma porcaria! E pensam que serão bem sucedidos sem o conhecimento escolar.

    Talvez o maior erro seja dos pais não impor limites para seus filhos. Na verdade os pais tinham que permitir que seus filhos tentem se virar sozinhos, para amadurecer. E aprender como é a vida lá fora, para que não tenham que passar dificuldades, em um mundo o qual se exige muito do ser humano.
    Inclusive os jovens de hoje estão alienados à moda, às propagandas, ou seja, a mídia. Em fim o nosso futuro está na mão de deus, mas se não corremos atrás deus não fizeras por nós.

    ResponderExcluir
  45. A juventude do século 21 é alienada?
    Apesar deu ser uma jovem, eu concordo que a juventude é um pouco ou a maioria das vezes alienada.
    O jovem é uma pessoa que vive mas não da importância para o que passa no mundo.Nós não lutamos pelo nossos ideais, como por exemplo nós não importamos quem é ou quem estava no governo e com isso muitos jovens nem sabe quem é os candidatos mas não ta nem ai ,uns vende até o voto porque ta tão fora do mundo que nem importa se o candidato e bom ou ruim, quer vender pra tirar um dinheirinho.
    Isso também é um pouco culpa do governo, da mídia e principalmente a tecnologia esses sim são os principais agentes na alienação.O governo fala que ta tudo bem,mas não ta , porque no governo existe muita corrupção.
    Na mídia tem esses reality show é, e verdade quem não gosta mas eu tenho que falar as vezes somos bobo porque nos gastamos dinheiro pra fazer ligações para eliminar um candidato que nem conhecemos direito.
    Agora é a principal alienação a tecnologia que estão destruindo tudo, como as brincadeiras de rodas ,cantigas e etc;sendo substituída por vídeo-game,computador e o celular e com isso interferindo na rotina de crianças e adultos.Que deixaram de ler livros,jornais para jogar vídeo-game e ficar no computador mexendo em sites de relacionamento.
    Isso é verdade nos não lutamos pelo nossos ideais e submetemos a qualquer coisa.


    Discente:Lorraine Marques Fagundes
    Docente: Gyzely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1° período IFTM ITUIUTABA-MG
    Ano: 2012

    ResponderExcluir
  46. A alienação da juventude no século 21




    A nova geração dos dias de hoje estão se tornando cada dia mais alienada, a maioria não tem interesse em quase nada que o tornaria uma pessoa melhor com mais facilidade para viver. Quantas são as informações que um jovem tem sobre as drogas que não deve ser usada, mas, mesmo assim, drogam-se perdendo a consciência de si mesmo como se nada valesse a pena em sua vida. O divertido virou moda, não importando se é certo ou errado, beber, fumar, todos sabem que isso faz mal a saúde, mesmo assim eles não querem saber e usam desenfreadamente. A alienação entre os seres humanos anda acima da vontade de Deus, pois, ir a uma igreja é ser ridículo falar de Jesus é brega, no entanto roubar, matar é normal às vezes até divertido, quantas reportagens têm passado na televisão de jovens que agridem seus colegas de sala e educadores, agindo com violência desconhecendo os princípios morais que são passados no inicio de sua existência pela família. A futilidade toma conta da vida da juventude e lhe arranca tudo àquilo que resta de nobre e belo. Para os jovens o que tem importância são as festas noturnas, as amizades inconsequentes os entorpecentes e a direção negligente tudo por uns minutos ou horas de pura adrenalina. Os jovens devia ser o reflexo da coragem, do animo, da felicidade tanto para os outros como para si mesmo. A medida a ser tomada nesse nível tão alto de alienação seria um controle maior das amizades, incentivo aos estudos repressão ao uso de material inadequados da internet e outros aparelhos eletro eletrônicos, apoiar a praticas de esportes e grupos de estudos.




    Discente: Sandra Eliane da Costa
    Docente: Gysely Suely Lima
    Curso: Técnico em Química 1° período IFTM ITUIUTABA-MG
    Ano: 2012

    ResponderExcluir
  47. Carina Patricia Oliveira Gomes
    Técnico Agroindustria - IFTM

    A juventude do século 21 é alienada ?
    A juventude do século 21 pode sim ser considerada alienada,eles são manipulados pela TV,pessoas que se dizem seus amigos e por um movimento chamado ‘’MODA’’ e ‘’SER DESCOLADO’’
    Os jovens hoje vivem sobre a influênciade Tv ,que dita como devemos agir,vestir e falar,e é claro que é para benefício lucrativo próprio,pois quanto que eles não ganham com o maketin de roupas,acessórios e parafemalhas eletrônicas que é o sonho se consumo dos jovens,que adoraria possuir um acessório utilizado pelo seu ídolo em uma novelinha teen.
    São manipulados por pessoas que se aproximam fingindo ser amigos para levá-las para o buraco.
    Levando - os ao caminho das drogas,que começa pelo álcool,logo que quem bebe bebida alcoólica é mais descolado.Há muitos jovens consumindo esse tipo de droga,e cada vez mais cedo,que logo passam para o cigarro e chega nas drogas mais pesadas.
    Há também a ditadura da magreza que esta levando muitos jovens a morte por anorexia e bulimia,sem falar nos que ficam depressivos por sofrer buling por parte dos colegas.
    Por tanto,chega a conclusão que a juventude é alienada sim,mais pelo fato da aceitação,eles querem tanto ser aceitos na sociedade que abdicam de seus ideais para viver os ideais dos outros ou pior ainda viver sem ideal nenhum.

    ResponderExcluir
  48. Aluno: Túlio Henrique Gonçalves Candido
    A Juventude do Século XXI é Alienada?
    Play, pause, stop, enviar, receber, salvar e deletar são dialetos de jovens do século XXI, uma juventude independente com o mundo a sua disposição por um click. Mas tem seu lado negativo, são jovens que não obtém o habito de uma boa leitura, da excepcional experiência de se lançar em universos paralelos em que somos mocinhos ou bandidos ao segurar e folhar um livro. Por essa distância do livro, os jovens se tornam alienados. Porque a pessoa é alienada, ela não sabe o que é, vive em um mundo de fantasia, guiada por coisas superficiais e artifícios criados pela mídia para mascarar a verdade dos fatos e perdem a habilidade de dialogar e de questionar o que é apresentado. Os jovens do século XXI deveriam ser mais beneficiados do que os jovens do século antecessor devido a uma vasta gama de informação que lhe é exposta como internet, televisão, rádio, mensagens de texto e outras formas de comunicação em massa, mas acredito que vivemos num século muito melhor que os anteriores, talvez o século em que as pessoas são menos alienadas. Falando de adolescentes, nós falamos de pais também o que na verdade é interesse deles e da escola incentivar os jovens a leitura, das formas de desenvolvimento desse interesse pela leitura poderia ser a criação de grupos de discussão ou concursos culturais de redação.

    ResponderExcluir
  49. IFTM - Química
    Camila Renata Oliveira Gomes


    A juventude do século 21 é alienada?

    A juventude do século 21, não é totalmente alienada já que nem todo jovem pensa igual.
    Há sim jovens que são manipuláveis, “meros repetidores” de ações e comportamentos modistas. Como comprar objetos que são “maneiros” só porque apareceu no comercial e todos os colegas “legais” da escola têm. Ter um certo tipo de comportamento, porque seu ídolo musical ou ator se veste e fala de algum jeito. Se vestir igual e compartilhar idéias mesmo que não as entendesse direito só para ser aceito.
    Um exemplo disso é, não faz muito tempo todo adolescente era EMO, se vestiam de preto, usavam franja e viviam sofrendo, tristes. Isso tudo para poder estar na moda.
    Mas nem todos pensam do mesmo modo, há jovens que tem sua própria personalidade, seus próprios ideais de vida, quer crescer, ser alguém importante. Se preocupa com o próximo, com que acontece ao seu redor e no mundo. Não fica preocupado com “o que está na moda ou não”, ele faz sua própria moda, pois ele sabe que no mundo atual o que se destaca é o inovador, o difernte e não um “maria vai com as outras”.
    Por tudo que foi citado à cima chegamos a conclusão que não devemos generalizar, pois há “jovens e jovens”, cada um tem uma cabeça e uma sentença.

    ResponderExcluir
  50. A juventude de hoje em dia acaba sendo alienada, perderam o contato com os livros, a leitura para os jovens é quase uma raridade comparada ao passado. Os jovens do passado não tinham acesso a internet e apostilas, estudavam apenas com os livros.
    Os jovens do século 21, na maioria, foram acostumados ou adaptados à tecnologia, talvez não por culpa os próprios e sim como foram criados, ou estão apenas seguindo os padrões da sociedade tecnológica.
    E esse tema abordado é mesmo preocupante, tem que ser tratado em tom de advertência realmente. Os jovens de hoje só tiram o tempo pra ler as coisas de seu interesse, que na maioria das vezes são as coisas que não vão aprimorar seus conhecimentos. Os jovens usam tanto a internet que se acostumaram a usar abreviações, a pronunciar palavras erradas e até mesmo escrever errado.
    Os professores do século 21 não passam aos seus alunos ou pelo menos reforçam que eles precisam ler, utilizar o uso deste bem que é a leitura. Os jovens se adaptaram tanto a modernidade que são realmente modernos mas em questão de conhecimento fica à desejar. Não utilizam o livro para a pesquisa, não usam a modernidade para buscar conhecimento.
    Deveriam existir projetos que fazem questão de empenhar o aluno a ter o hábito da leitura. Professores, mestres, diretores e em geral os que envolvem a educação à incentivar os alunos desde pequenos a obterem esse hábito. A juventude do século 21 se torna alienada devido à esses motivos, mas há também muitas soluções pra esse problema.

    Verônica Bastos de Souza.
    1º Período de Agroindústria.

    ResponderExcluir
  51. A Juventude do seculo 21 e alienada?
    A juventude do seculo 21 e bastante alienada muita curtição amarração e paqueras.
    A juventude do seculo 21 tambem e bastante ficçurada em coisas eletronicas como tablet iphone e celulares.
    Os jovens de hoje em dia nao querem mais saber de estudar e sim so de se divertir.
    A juventude do seculo 21 nao quer mais nada com nada serio so querem curtir a vida.
    Mas existem alguns jovens que são muito alienados vivem no mundo da lua gostam so de fazer as coisas do jeito que querem e da maneira que querem.
    Hoje em dia a maioria dos jovens vivem em m mundo alienadocomandado pela internet onde viajam num mundo sem limites.

    Muller mendes
    Agro-industria

    ResponderExcluir
  52. Tema: ‘’ A juventude do Século XXI é alienada?’’
    Alienação no século XXI

    Há algum tempo vem se observando o poder da alienação sobre os jovens. Uma juventude independente com o mundo a sua disposição por um click. Os jovens que não obtém um habito de uma boa leitura, da experiência de se lançar em universos paralelos em que somos incapazes de pegar um livro e folhear suas páginas.
    Com a distância dos livros faz-se dos jovens vitimas da alienação. Eles ficam ‘’ cegos’’ com o que passa ao seu redor , não querem lutar por suas opiniões, apenas fazem as coisas sem a mínima consciência do que é.


    Uanne Muniz de Oliveira
    1º Período de Química - IFTM Campus Ituiutaba
    Profª.: Gyzely

    ResponderExcluir
  53. Juventude do século XXI


    Com o avanço da tecnologia e com a chegada da internet fico mais fácil comunicar-se, informar-se e pesquisar, afastando assim cada vez mais os jovens dos livros fazendo-os vitima da alienação.
    Distanciando dos livros as juventudes ficaram pobres de conhecimentos e vocabulários, tornando-os dependentes da internet, resumos e pesquisar prontas, assim, considerados "cegos" e "meios curdos" por não saberem o que se passa ao seu redor.

    Camila de Oliveira Valadão
    1º Período de Química - IFTM Campus Ituiutaba
    Profª.: Gyzely

    ResponderExcluir
  54. INSTITUITO FEDERAL DE ITUIUTABA , CÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO-CAMPUS ITUIUTABA.
    Disciplina: Português instrumental
    Professora: Gyzely

    Agroindústria 1ºP








    Redação: “A juventude no século 21”

















    Nome: Elsamanta Nasciemento da silva




    Ituiutaba-MG
    29-01-21012

    Hoje no século 21 os jovens estão completamente mudado dos jovens dos séculos passados, os jovens do século 21 só querem saber do seu próprio “mundinho”, não querem mudar.
    Anos atrás os jovens eram mais família, tinham diálogo entre eles; conselhos, respeito, educação e brincadeiras saudáveis, saiam a noite sem algum problema. Hoje o jovem não pensa nas brincadeiras do passado, só querem viver nas Redes Sociais, Tv e até ficam trancado em casa sem lê um livro ou fazer qualquer outra atividade educativa.
    Entende-se que o jovem do século 21 estão ficando sim “Alienado” ou “crú”, estão mudando o mundo e a cultura do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Juventude é Alienada?

      Muitas pessoas acreditam que os jovens são pessoas alienadas, não se preocupam com nada, não querem saber das coisas que estão acontecendo em seu próprio País de origem não querem saber dos políticos que estão acabando com a reputação do País.
      Eles praticamente se desligam do mundo exterior querem só saber de coisas banais tipo como o que a Claudia Leite esta fazendo tipo no banheiro arrumando o cabelo.A invés de ler um jornal eles preferem ficar curtindo fotos de seus amigos no Face. E tem aqueles que ficam no MSN o dia inteiro falando de coisas importantes tipo o que aquele garoto falou pra aquela garota , ou “o que vc ta fazendo agora?”
      Tem aqueles tipos viciados que gostam de PC, de Playstation, X-BOX 360 ficam o dia inteiro grudados na tela sem piscar.Quem vê uma pessoa desse jeito pensa que são um bando de zumbis.
      Eu não acho que isso possa ajudar uma pessoa, de jeito nenhum muito pelo contrario isso pode atrapalhar e muito a pessoa, porque ela se torna viciada naquilo e não quer mais largar, ai ela não pensa mais no seu futuro a vida dessa pessoa faca só nos jogos, MSN, face, entre outros, vamos ver se daqui pra frente os jovens aprendam que isso não vai ajudar em nada ser tão alienado.

      Discente: Bruno Venâncio 1º Período de Agroindústria IFTM

      Excluir
  55. A Juventude é Alienada?

    Muitas pessoas acreditam que os jovens são pessoas alienadas, não se preocupam com nada, não querem saber das coisas que estão acontecendo em seu próprio País de origem não querem saber dos políticos que estão acabando com a reputação do País.
    Eles praticamente se desligam do mundo exterior querem só saber de coisas banais tipo como o que a Claudia Leite esta fazendo tipo no banheiro arrumando o cabelo.A invés de ler um jornal eles preferem ficar curtindo fotos de seus amigos no Face. E tem aqueles que ficam no MSN o dia inteiro falando de coisas importantes tipo o que aquele garoto falou pra aquela garota , ou “o que vc ta fazendo agora?”
    Tem aqueles tipos viciados que gostam de PC, de Playstation, X-BOX 360 ficam o dia inteiro grudados na tela sem piscar.Quem vê uma pessoa desse jeito pensa que são um bando de zumbis.
    Eu não acho que isso possa ajudar uma pessoa, de jeito nenhum muito pelo contrario isso pode atrapalhar e muito a pessoa, porque ela se torna viciada naquilo e não quer mais largar, ai ela não pensa mais no seu futuro a vida dessa pessoa faca só nos jogos, MSN, face, entre outros, vamos ver se daqui pra frente os jovens aprendam que isso não vai ajudar em nada ser tão alienado.

    Discente: Bruno Venâncio 1º Período de Agroindústria IFTM

    ResponderExcluir
  56. A juventude no século 21 é alienada?
    Parar pra pensar nisso é motivo de vários temas a serem abordados mas é nesse caso que falo como uma jovem com experiência em alguma coisa que alienação em algo,'Maria vai com as outras' ,pessoas sem opiniões próprias ,que já fui assim ,sem enxergar realmente a realidade e o que de bom se acontece em meu redor.
    Pensava que tudo era fácil, que tinha sorte na vida, e assim vivendo no mundo da lua como qualquer outro jovem na minha idade.
    De quem se deve implicar a culpa? Nos pais ou na idade passageira que faz o nosso caráter?
    Poderia ser dos pais, que não sabem dizer 'não' aos seus filhos quando lhe pedem para fazer algo não muito permitido, ou ate mesmo de nos jovens imaturos que pensamos só em festa,e não deixamos permitir que um dia a fase acaba,que podemos colher os frutos de tudo o que já fizemos de errado mais a frente .
    Conhecer de tudo um pouco ter vontade de realizar sonhos e pensar que tudo tem um propósito em nossas vidas e deixar um pouco a nossa imaginação fértil para se abrir as idéias do mundo .Por vários motivos ,não só a juventude é alienada mas como em qualquer fase da vida do ser humano estará passivamente a tomar conta dos conhecimentos sociais por outros meios, seja na internet,televisão ou ate mesmo celular.
    A opinião das pessoas que é que se faz um mundo melhor ou pior. Pare e pense.
    Leidiane Vieira

    ResponderExcluir
  57. Aluno (a): Débora Queiroz Messias
    Curso: Química, 1° Período


    A Juventude do século 21 é alienada?
    Os jovens de hoje, são diferentes dos jovens de antigamente. A televisão, o videogame e o computador estão cada vez mais tomando o tempo disposto para ler e estudar, mas eles nem se importam com isso. Podemos dizer, que realmente estamos na geração ‘’sem livros’’. A internet tem tudo o que precisamos, e com isso os jovens não se interessam pelos livros. Na televisão, com tantos programas atrativos, é difícil ficar poucas horas diante dela.
    Passamos a perceber, que vários jovens que só ficam diante das telas do computador e da televisão, não possuem conhecimento. É claro que se utilizarmos ambos para algo de proveito, como os jornais, vamos obter algo positivo, que é o conhecimento do dia a dia, mas caso ao contrário, não obteremos nada, e então eles começam a ser manipulados.
    A alienação é freqüente e cada vez mais comum na vida dos jovens, nos dias de hoje. A televisão chega a dominar tanto suas mentes, que eles passam a não ter opinião própria, sendo assim, querendo fazer somente o que os artistas da televisão fazem e aconselham. Chega a ser algo ruim, mas basta querer e poderemos mudar essa história e construir uma sociedade ‘’com livros’’, onde teremos jovens com identidade própria, sem viver à sombra de outras pessoas que moldam seu jeito de ser, vestir e se portar.

    ResponderExcluir
  58. Compostagem na sociedade


    Sabemos que hoje tem um acumulo muito grande de lixo orgânico que é descartado em aterros a céu aberto,nas ruas,rios, o que muita gente não sabe e que esses resíduos orgânicos tem um valor grande de nutrientes, esse descarte gera um desperdiço de água muito grande porque geralmente para produção desses alimentos gasta-se muito recursos hídricos e o descarte inapropriado do mesmo esta contaminando em regiões do pais o lençol freático ,esse fato preocupa cada vez a população mundial que em breve aumentara a competitividade entre os pais ,pois a água esta transformando-se em recurso cada vez mas escasso No sentido de conscientizar os alunos e comunidade que ao reaproveitarmos isso tudo estamos preservando o meio ambiente , ao implantar esse projeto de compostagem diminui-se o acumulo de lixo orgânico e também reduz-se a utilização de adubos sintéticos para correção dos nutrientes do solo. A compostagem tem apresentado como uma forma eficiente de reciclar os resíduos animais ,industrias,domésticos,comercial,de serviços,de varrição e agrícola,sendo um processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo humificados,dois estágios podem ser notado na transformação,primeiro e a fase inicial onde ocorre uma fermentação do material onde começa a se decompor e alcança o estado bio estabilizado denominado digestão,oque vem a ser isso ,e quando os microrganismos esta começando a fazer seu trabalho de decomposição ,nessa etapa podemos utilizar o composto como adubo para plantas sem causar riscos de danos a plantas,a segunda fase e a mais demorada que chamamos de maturação onde a fermentação atinge uma humificação ,estado em que o composto apresenta melhores condições como melhorador do solo e fertilizante,o produto final da compostagem ,denominado composto,é definido como sendo um adubo preparado com restos de material orgânico e sem patógenos logico dependendo do processo empregado,os principais fatores que influenciam o processo da compostagem são de ordem nutricional e ambiental e esta relacionados ao controle do processo pelo homem e ao tipo de tecnologia utilizada no processamento do composto,as principais influencias sobre o processo decorrem de ; aeração ,temperatura,umidade,relação carbono nitrogênio, os principais mos responsáveis pelo processo de compostagem são os fungos as bactérias,os fungos e os actinomicetos .um dos riscos associados à compostagem e a possibilidade da presença de metais pesados no composto,os quais poderiam ser transferidos ao solo ,lixiviados para rios etc. Afetando assim o meio ambiente não podemos descarta que exista a presença de agentes patogênicos que pode colocar em risco a saúde dos seres humanos que utilizam desse composto o mesmo contaminado.

    ResponderExcluir
  59. Os bicombustíveis e o efeito estufa
    Estima-se que, atualmente, cerca de 7,4 bilhões de toneladas de dióxido de carbono são lançados à atmosfera no período de um ano e, mantida a mesma tendência atual, no ano 2100 serão 26 bilhões de toneladas anuais. Essa grande quantidade de carbono lançada à atmosfera, além da queima de combustíveis fósseis está ligada também às mudanças no uso da terra. Como conseqüência, desse aumento da concentração de gás carbônico (CO2), ocorre o chamado efeito estufa (aumento de temperatura devido ao aprisionamento da radiação de onda longa emitida pela a terra.O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível das chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

    Chamamos de biocombustível ao combustível produzido a partir de biomassa, ou seja, material constituído por substâncias de origem orgânica (vegetal, animal e microrganismos), cuja utilização pode ser feita a partir de sua forma bruta (como a madeira) ou de resíduos agrícolas, florestais e pecuários (como excrementos de animais); e, também, a partir do lixo orgânico. Alguns estudiosos defendem o uso dos bicombustíveis, apontando para duas vantagens principais: a significativa redução de gases poluentes e o fato de serem fontes renováveis de energia (ao contrário dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral) exemplo: Gás natural: trata-se, basicamente, de uma mistura de hidrocarbonetos leves com metano e outros gases inertes (mas sua composição apresenta variações). Apesar da origem fóssil, sua combustão é limpa e emite reduzido volume de poluentes,
    Etanol: do grupo dos alcoóis (onde se inclui também o metanol), é um álcool incolor, solúvel em água e extraído através do processo de fermentação da sacarose, de produtos como a cana-de-açúcar, milho, uva e beterraba, Hidrogênio: a possibilidade de uso do hidrogênio como combustível é promissora, mas ainda se encontra em estudos.

    Aluna: ANA PAULA MARQUES SILVA

    Período: 1° DE QUÍMICA

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. As fichas sempre caem

    Hoje eu cheguei na escola e em busca de achar alguma coisa culta ou simplesmente algo que me de prazer de fazer decidi fazer uma teoria que pode mais se dar como texto argumentativo, com muitos assuntos aleatórios acabei caindo no google e procurei sobre os jovens de hoje em dia, um exemplo paternal mesmo eh a minha mãe e meu padrastro que estavam discutindo ontem sobre como os jovens de hoje em dia estão alienados com o trabalho. A evolução do homem não fez só o lado bom, “nossa como o homem eh inteligente”, e sim como todo estereótipo de evolução temos também uma regressão. Hitler se tornou um dos maiores gênios da historia e mesmo assim era um sociopata desumano que matou mais da metade população mundiais de judeus, uma prova concreta do homem. Tudo se liga ao ridículo, a sociedade tem uma certa opinião mais você tem que lembrar que sempre quando você falar da sociedade vai ser a opinião da maioria, sempre descartando um pequeno grupo. Voltando ao foco, cai em um site de uma educadora aonde ela faz um texto falando da alienação de hoje em dia citando a alienação dos jovens pelo celular que possivelmente mesmo tendo uma minoria eh a maioria que esta alienada pelo aparelho, e também fala que os jovens n tem mais sua própria opinião, não ligando para o seu futuro e eh exatamente esse aspecto que eu gostaria de pegar. O jovem de hoje em dia não pensa no futuro pois esta curtindo cada minuto de seu presente ou muito ocupado com lições de casa atrasada, fumando (um exemplo que os jovens pegam dos adultos, o que eu chamo de nosso espelho), indo pra festas ou simplesmente vendo televisão e mexendo no celular ouvindo as reclamações de sua mãe que não fede nem cheira. São poucos os que não são bem adaptados na escola e que acabam ficando deslocados tendo um papel mais rigoroso e pensando em seu futuro. Querendo ou não querendo os adultos criticando nossa alienação ou não, com a pressa que temos hoje em dia o que o tempo faz eh como nos definimos.
    Então vocês queridos adultos não podem simplesmente julgar-nos com o argumento ou simples exemplo chulo de nossa alienação ou do nossa analfabetismo politico, podemos trazer um misero futuro mais quem disse que a ficha não vai cair se for o aspecto tão negativo que nesse texto postado nesse site diz. Posso ser simplesmente um jovem de 13 anos classe media baixa que quis escrever um “brisa” mais eu vim lembrar para vocês que esse não eh o estereótipo de adolescente de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  62. Foi um tanto irônico terminar a leitura do texto e me deparar com a frase: "Após a leitura do texto MOTIVADOR".
    Com um fato mais negativo que o outro, a palavra "pessimista" se encaixaria melhor.
    Mas tambem concordo que, infelizmente, a educação do nosso pais ainda tenha muitas falhas, principalmente no fator "ensinar a pensar".

    ResponderExcluir
  63. Excelente contexto! A realidade, principalmente na região nordeste caracteriza essa questão. Pobre na Leitura e interpretação do mundo atual. Parabéns!

    ResponderExcluir
  64. A juventude do século 21 é alienada?"

    Depende. Depende do ponto de vista. Não se pode esquecer que os tempos mudaram, portanto, a forma de adquirir conhecimento e se inteirar sobre tudo que acontece também mudou.

    O livro, na sua forma antiga, é ainda indispensável, porém, os avanços tecnológicos, como o acesso a internet, está prevalendo sobre o livro, o que é extremamente normal e aceitável, diante da evolução sucessiva e ininterrupta que o ser humano vivencia a cada dia, lembrando que a internet proporciona maior rapidez e eficiência para aquilo que se busca conhecer.

    A alienação do jovem do século XXI não é causada pelo amplo acesso aos meios tecnológicos. A alienação do jovem do século XXI, vem da própria educação, talvez, pelo despreparo da própria família, da escola, dos professores, do estado. A alienação jovial não se resume somente ao jovem do século presente. A alienação sempre existiu e pode ser que sempre existirá, exceto, se estes jovens tiverem acesso a uma educação de qualidade, voltada a fazer que aquele jovem pense, reflita sobre quaisquer questões,como políticas, sociais, econômica,e, até mesmo familiar.

    Não, não podemos concluir que o jovem do século XXI é alienado, sob pena de condenar a ineficiência da sociedade como um todo (estado, escolas, família) ao pobre do século XXI.

    ResponderExcluir