quarta-feira, 21 de março de 2012

Produzindo o gênero RESUMO

Durante essa atividade cada um de vocês deve encontrar um texto relacionado à área de estudo que estão desenvolvendo no projeto de pesquisa. Sugiro que escolham um texto online de modo que seja evidenciado a referência do texto e o resumo crítico do artigo que vc escolheu. 
No link COMO ELABORAR RESUMOS há mais detalhes sobre o que temos discutido em sala de aula para ajudá-los nessa produção.

Então, coloque a referência do texto logo no início e redija um resumo crítico de no máximo dois parágrafos, totalizando um número entre 500 e 800 palavras. Leia o resumo de outros colegas e comente-os, atentando para as características do gênero e indicando o que pode ser melhorado.

39 comentários:

  1. MODELO

    TExto:Reciclagem de óleo de cozinha

    Disponível em: http://www.biodieselbr.com/noticias/biodiesel/reciclagem-oleo-cozinha-10-07-07.htm

    REsumo:

    ResponderExcluir
  2. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/voceecod/aprenda-a-reciclar-oleo-de-cozinha

    Não existe ainda um programa de conscientização de descarte do óleo vegetal, capaz de resolver parte da poluição que ainda é muito grande, inúmeros estabelecimetos descarta os óleos usados nas redes de esgoto, provocando entupimentos nas tubulações e o pior poluindo o meio ambiente.
    O óleo pode ser usado para produção de sabão liquido ou em barras, este que realizará toda a limpeza do próprio estabelecimento promovendo a redução de custo que seria gasto com produtos de limpeza industrializados. Não vamos promover a sugeira do planeta, sejamos adeptos a limpeza do meio ambiente.

    Aluna: Sandra Eliane da Costa
    Curso: Química IFTM - 1º Período 2012

    ResponderExcluir
  3. Reutilização de soro de leite

    http://www.paginarural.com.br/noticia/98322/pesquisa-realizada-pelo-ital-elabora-iogurte-probiotico-com-soro-do-lei


    No texto SP: pesquisa realizada pelo Ital (Instituto de Tecnologia de Alimento) elabora iogurte probiótico com soro do leite, da pagina rural, publicado em 24 de setembro de 2008 o autor apresenta uma reportagem informando uma maneira de reaproveitar o soro do leite. Foi desenvolvido um projeto pela aluna Maria Elisa Caetano, que tinha o objetivo de reutilizar o soro sem que ele perdesse suas propriedades nutricionais. Havia alguns anos que a aluna vinha observando que principalmente as pequenas e médias empresas não sabiam o que fazer com esses resíduos que sobravam, assim desenvolveu uma forma de utilizar esse soro, gerar novas rendas para as empresas e ainda evitar a poluição do meio ambiente. Porque até então muitas empresas levavam esses sobras para os aterros sanitários, o que gerava mau cheiro e contaminava o meio onde estavam, pois consumiam o oxigênio das águas; Tinha também uma parte que era destinada á produção de alimentação animal, ricota e na dieta alimentar de alguns atletas. Ela ainda observou que mais da metade do leite destinado para a produção de queijo era de soro, que em sua maioria era descartado. Esse iogurte criado no Ital, não teve alterações físicas e foram preservadas as características sensoriais de bebidas lácteas. Ainda tem aquelas empresas que não conseguiram ter acesso a esse meio de reutilização, pois para que esse soro seja transformado há necessidade de alguns equipamentos, o que limita algumas empresas. Mais esses são investimentos que compensam, pois irão gerar um lucro muito maior no futuro. Esse iogurte tem o poder de agir no nosso corpo e aumentar a nossa capacidade imunológica. Foi feito um estudo com algumas crianças que possuem o vírus HIV e foi constatado que essa bebida ao ser ingerido ajudou a melhorar a defesa das crianças. A instituição já recebeu dois prêmios na categoria iniciação cientifica, devido à criação dessa bebida.
    A pesquisa teve um efeito muito positivo em relação à reutilização do soro, pois foi criada uma maneira de beneficiar a população e ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Esse iogurte probiótico trás excelentes benefícios para nosso organismo, pois eles são fibras alimentares que ajudam no bom funcionamento intestinal, na prevenção de câncer de cólon, na diminuição do colesterol e ainda ajudam a nutrir o nosso corpo. O iogurte é chamado de probiotico porque possui microrganismos vivos, que são responsáveis pelo beneficiamento desse alimento no nosso organismo. As vantagens desse desenvolvimento de reaproveitar o soro foram ótimas para a natureza também, por que esse resíduo em contato com os rios, mananciais, solo e o ar contaminam o meio, retirando o oxigênio desses lugares e eliminando toxinas. Esse soro pode prejudicar o ambiente até dez vezes mais do que o esgoto doméstico. Resumindo todo cuidado com o soro do leite é pouco, desta forma quanto mais forem criados métodos de reutilização do soro, melhor será para nós, pois estaremos evitando a contaminação do ambiente e ainda desfrutando de produtos que são ricos nutricionalmente. Gerando benefícios e lucros para todos!


    Discente: Amanda Cristina Silva
    Curso: Primeiro período de Agroindústria - 2012
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  4. Texto: Compostagem (Reaproveitamento de matérias orgânicas)

    Disponível em:

    Resumo:

    Os resíduos orgânicos compõem mais da metade do lixo urbano na nossa sociedade. Com a intenção de diminuir esse tipo de lixo em aterros sanitários, contribuindo com o meio ambiente, a saúde da população, e diminuindo o uso de aditivos químicos; a compostagem é uma forma de acelerar a decomposição dos alimentos e utiliza-los como adubo orgânico sendo reaproveitado em fontes de nutrientes para plantas, já que na natureza isso ocorre em tempo indeterminado em razão do lixo estar misturado. Dessa forma existe uma instrução em relação como é feito a seleção de materiais; a identificação do mesmo; os que não pode ser usados e os que devem ser evitados; como armazenar a coleta do lixo que vai ser usado; que local deve ser reservado para ficar a pilha e as ferramentas utilizadas para auxiliar; procedimentos para se fazer; temperatura ideal e tamanho; microorganismos responsáveis; maneiras de como resolver problemas durante o processo; métodos para saber se está pronto; as vantagens e aplicabilidades.Para se fazer uma compostagem em casa é necessário que na escolha de materiais seja selecionados matérias que possua na sua composição nitrogênio e carbono, por regularem a ação dos microorganismos; para se identificar de forma prática existem tabelas onde pode ser visualizada suas composições. Toda matéria descartada de origem animal e/ou vegetal que é indesejável pode ser usada na composição do composto por serem orgânicos. Não se devem colocar produtos plastificados e dos resíduos orgânicos descartados em casa evita-se gorduras por ser de difícil decomposição e que atrai animais como a carne, reserve uma vasilha para colocar somente os alimentos até juntar uma boa quantidade de alimento. O composto deve ficar perto de um local com fácil acesso a água e que contenha espaço para revirar o composto. Para se preparar o composto é levado em consideração algumas medidas de espessura, largura e comprimento; ele deve ser alternado com as substâncias que podem ser usadas na compostagem, como uma camada de alimento e outra de planta seca; a temperatura é controlada com o reviramento do canteiro. Vários organismos participam do processo, microscópios e macroscópicos ajudam na degradação do composto. Embora o processo seja acelerado em relação ao processo natural ele é demorado o material fica pronto após 9 à 16 semanas quando fica com a coloração amarronzada escura, a maneira como o alimento é colocado pó acelerar o processo. Com a compostagem é fácil de obter um adubo em casa diminuindo a necessidade de comprar adubos químicos, sendo uma opção de como se desfazer do lixo sem agredir o meio ambiente.
    Esse texto tem uma forma fácil de explicar o processo de como desenvolver a compostagem, esclarecer dúvidas em formas de perguntas de fácil entendimento para o leitor. Uma pessoa que decida fazer uma compostagem hoje sem ter uma base, sem saber do que se trata o processo compostagem e para que serve; lendo esse texto vai conseguir entender, compreendendo qual a utilidade e aplicabilidade, a importância dela para a sociedade, como vai contribuir de forma que economize e tendo um adubo onde os próprios usuários podem um em casa.

    Discente:Jessie Divina Silva Rezende
    Cueso:Primeiro período de Agoindústria
    Docente:Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  5. http://www.infoescola.com/geografia/el-nino/

    El Niño


    El Niño é causado pelo alto nível de aquecimento das águas e pela redução dos ventos alísios. No qual tem a capacidade de mudar o clima a nível mundial, por causa da mudança na corrente atmosférica.
    Nome qual foi dado ao fato acontecido na costa do Peru ter sido próximo ao Natal, associa-se com o nascimento do Menino Jesus. Tal fenômeno já conhecido pelos pescadores, por ser o motivo na diminuição dos pescados, mas ganhou fama quando alcançou seu período de maio efeito.
    O El Niño faz com que haja enfraquecimentos dos ventos que sopram de leste para oeste, mudando a corrente atmosférica afetando no aumento ou queda da temperatura e secas anormais.
    Os ventos alísio sopram sentido leste-oeste, resfriando a superfície ao litoral de Peru, e levam as águas quentes em direção contrária, fazendo com que haja uma diferença de temperatura entre as regiões

    Uanne Muniz de Oliveira
    1º período de Química

    ResponderExcluir
  6. http://www.nemrh.uema.br/meteoro/elnino.htm


    El Niño e La Niña


    O El niño é uma alteração na temperatura do água do Oceano Pacifico, que influencia no clima de todo o planeta . Quando ocorre, geralmente inicia-se por volta do mês de setembro e outubro, aquecendo toda a água do Oceano Pacifica que chega no Peru aquecida, recebendo esse nome por ocorrer perto do Natal.
    Quando ocorre interfere nas chuvas de diversas partes do planeta. Apesar de conhecer suas consequências não se sabe sua origem e sua causa.
    O acontecimento mais intenso do fenômeno foi em 1982 , que causou muitas secas e mudanças no clima mundial .
    O fenômeno La Niña é o aposto do El niño, ou seja, é o resfriamento das águas do Oceano Pacifico, aumentando a intensidade dos ventos trazendo frentes frias para todo o planeta. O fernomeno la niña ocorre mais frequentemente também ocorrido entre os meses de setembro e fevereiro . No Brasil atingi principalmente o centro-oeste e o nordeste, trazendo tempestades rápidas mais intensas e com rajadas de ventos.


    Camila de Oliveira Valadão
    1º período de Química .

    ResponderExcluir
  7. Texto:O Soro de Leite e as Alternativas para o seu Beneficiamento.
    Disponível:http://pessoal.utfpr.edu.br/marlenesoares/arquivos/JoseMauro.pdf

    Resumo:Este artigo fala sobre a importancia do soro de leite tanto na alimentação das pessoas com seus componetes nutritivos, o beneficiamento e a reciclagem para uma maior preservação ambiental e a rentabilidade e economias para as indústrias de laticínios. O soro do leite pode ser utilizado em produtos alimentícios,mas ainda precisa de mais pesquisas para maior aproveitamento dele.
    O soro do leite em sua composição aproximadamente
    93-94% de água, 4,5-5,0% de lactose, 0,7-0,9% de
    proteínas solúveis, 0,6- 1,0% de sais minerais
    e quantidades apreciáveis de outros componentes
    como vitaminas do grupo B (14)sendo a
    lactose e proteínas solúveis os mais
    importantes.Uma grande quantidade de valor nutricional que deve ser pesquisada e aproveitada

    Aluno: Milher Gomes de Oliveira
    1º período Agroindústria

    ResponderExcluir
  8. Texto: Compostagem (Reaproveitamento de matérias orgânicas)

    Disponível em: www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf

    Resumo:

    Os resíduos orgânicos compõem mais da metade do lixo urbano na nossa sociedade. Com a intenção de diminuir esse tipo de lixo em aterros sanitários, contribuindo com o meio ambiente, a saúde da população, e diminuindo o uso de aditivos químicos; a compostagem é uma forma de acelerar a decomposição dos alimentos e utiliza-los como adubo orgânico sendo reaproveitado em fontes de nutrientes para plantas, já que na natureza isso ocorre em tempo indeterminado em razão do lixo estar misturado. Dessa forma existe uma instrução em relação como é feito a seleção de materiais; a identificação do mesmo; os que não pode ser usados e os que devem ser evitados; como armazenar a coleta do lixo que vai ser usado; que local deve ser reservado para ficar a pilha e as ferramentas utilizadas para auxiliar; procedimentos para se fazer; temperatura ideal e tamanho; micro-organismos responsáveis; maneiras de como resolver problemas durante o processo; métodos para saber se está pronto; as vantagens e aplicabilidades.Para se fazer uma compostagem em casa é necessário que na escolha de materiais seja selecionados matérias que possua na sua composição nitrogênio e carbono, por regularem a ação dos micro-organismos; para se identificar de forma prática existem tabelas onde pode ser visualizada suas composições. Toda matéria descartada de origem animal e/ou vegetal que é indesejável pode ser usada na composição do composto por serem orgânicos. Não se devem colocar produtos plastificados e dos resíduos orgânicos descartados em casa evita-se gorduras por ser de difícil decomposição e que atrai animais como a carne, reserve uma vasilha para colocar somente os alimentos até juntar uma boa quantidade de alimento. O composto deve ficar perto de um local com fácil acesso a água e que contenha espaço para revirar o composto. Para se preparar o composto é levado em consideração algumas medidas de espessura, largura e comprimento; ele deve ser alternado com as substâncias que podem ser usadas na compostagem, como uma camada de alimento e outra de planta seca; a temperatura é controlada com o reviramento do canteiro. Vários organismos participam do processo, microscópios e macroscópicos ajudam na degradação do composto. Embora o processo seja acelerado em relação ao processo natural ele é demorado o material fica pronto após 9 a 16 semanas quando fica com a coloração amarronzada escura, a maneira como o alimento é colocado pó acelerar o processo. Com a compostagem é fácil de obter um adubo em casa diminuindo a necessidade de comprar adubos químicos, sendo uma opção de como se desfazer do lixo sem agredir o meio ambiente.
    Esse texto tem uma forma fácil de explicar o processo de como desenvolver a compostagem, esclarecer dúvidas em formas de perguntas de fácil entendimento para o leitor. Uma pessoa que decida fazer uma compostagem hoje sem ter uma base, sem saber do que se trata o processo compostagem e para que serve; lendo esse texto vai conseguir entender, compreendendo qual a utilidade e aplicabilidade, a importância dela para a sociedade, como vai contribuir de forma que economize e tendo um adubo onde os próprios usuários podem um em casa.

    Discente: Jessie Divina Silva Rezende
    Curso: Primeiro período de Agroindústria
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  9. http://www.akatu.org.br/Temas/Residuos/Posts/Sabao-e-alternativa-de-reaproveitamento-do-oleo-de-cozinha-veja-a-receita-
    O Instituto Akatu procura mostrar a população um meio de poder está reaproveitando o óleo de cozinha que é usado para fritura, e evitando o seu despejo na natureza e reaproveitando ele para fazer sabão. Além do sabão, pode está doando ou vendendo para instituições e empresas que se encarregam de reutilizar o produto. E que através desse projeto as pessoas possam se sensibilizar e parar de jogar esse óleo no esgoto causando entupimentos, e poluindo o meio ambiente.
    Aluna: Márcia Carolina Ferreira
    Curso: Química IFTM - 1º Período 2012

    ResponderExcluir
  10. DISPONÍVEL: http://carros.hsw.uol.com.br/programa-alcool-brasil2.htm

    TRABALHO: PRODUÇÃO DE ETANOL E PRATICA AMBIENTAL.

    O etanol como combustível

    O álcool etílico é utilizado como combustível desde o nascimento dos automóveis, na
    Tentativa de adaptar os motores recém inventados para a sua utilização. Desde então, o uso do etanol em veículos automotores tem sido um considerável avanço. O álcool etílico é utilizado como combustível desde o nascimento dos automóveis, na tentativa de adaptar os motores recém inventados para a sua utilização. Desde então, o uso do etanol em veículos automotores tem sido um considerável avanço.O álcool etílico é utilizado como combustível desde o nascimento dos automóveis, na tentativa de adaptar os motores recém inventados para a sua utilização. Desde então, o uso do etanol em veículos automotores tem sido um considerável avanço
    O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no país a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 14 de novembro de 1975, que incentivava o cultivo da cana-de-açúcar e provia recursos para construção de usinas, e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional.
    RESUMO CRÍTICO:
    O álcool etílico é utilizado como combustível em veículos automotores e tem sido um grande avanço. No Brasil é gerado a partir da cana de açúcar.
    O grande problema é que este combustível por ser um produto brasileiro é muito caro, se comparado com a gasolina. No Brasil é derivado da cana de açúcar o que ocorre o incentivo da monocultura, e assim degradando o solo.
    É necessário que haja políticas de incentivo de outras culturas e normas reguladoras do plantio da cana de açúcar. E que o preço da álcool, por ser um produto nacional seja um preço competitivo e mais barato para o consumidor brasileiro. E com a grande demanda de terras para o plantio de cana de açúcar o que ocorre é uma grande devastação de áreas ambientais, ocorrendo um desequilíbrio ambiental, destruindo o habitat natural dos animais. Ocorrendo assim um grande desrespeito a natureza e sua biodiversidade.

    ResponderExcluir
  11. Texto: Reaproveitamento de Cascas de Frutas
    Disponível: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2004-07-06/aproveitamento-integral-de-frutas-e-legumes-garante-alimentacao-saudavel-diz-professora
    Ressumo:
    Vitória (ES) - A professora de economia doméstica Iara Lopes, relatou que aproveitar os alimentos frutas e legumes é muito importante porque esses alimentos são rico em fibras sais mineral e vitaminas. Relatou-a que possuímos o maior lixo nutritivo do mundo, e tantas outras pessoas passando fome e com desnutrição. Iara faz parte do projeto cozinha Brasil. O projeto será desenvolvido juntamente com o Serviço Social da Indústria (SESI). Esse projeto foi lançado em fevereiro de 2004, na Expo Fome Zero em São Paulo, depois do lançamento foi espalhando unidades móveis em toda São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Piauí (PI), Pernambuco (PE) e Espírito Santo (ES).
    Para as pessoas que fizeram curso nessa etapa o aprendizado foi muito importante e positivo. ”Os alunos aprenderam a utilizar melhor alimentos que iriam ser jogados fora e aproveitá-los para o consumo imediato de pessoas que não tem o que comer e dos próprios alunos em casa. Financeiramente é muito importante aprender a utilizar, porque irá diminuir o consumo em casa e parar de jogar alimentos que podem ser utilizados fora”. Comentou a professora Magna Oliveira Santos que mora na comunidade da Terra Vermelha na grande Vitória (ES).
    As primeiras comunidades em Vitória a receber o projeto foi a do Morro de São Benedito, Itararé e São Miguel, a previsão foi em que 15 dias em média 210 pessoas fossem capacitadas, e neste período a unidade móvel ficou instalada pátio da sede da Telemar em Itararé.
    Até no fim de agosto de 2004 Minas Gerais, Piauí, Pernambuco e São Paulo passarão pela qualificação. Foram investidos em média R$ 500 mil para treinar 9,2 mil pessoas nestas capitais. Nesta época em média já tinham sido complementadas com este projeto mais de 16 cidades por todos esses estados. A estimativa era quem mais de 10,5 mil pessoas recebam o treinamento nos próximos cinco meses daquele ano, que era representado o primeiro período deste projeto. Deste período até 2006 mais de 100 mil pessoas fossem capacitadas nas comunidades de todo o Brasil.
    De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mais de 40 unidades moveis foram instalas por todo o Brasil, para atender as famílias de baixa renda. Além disso, as pessoas serão orientadas sobre a Água, por causa do desperdício que a população e o consumo correto dela.
    O presidente do (SESI) Jair Meneghelli quer fazer a instalação de cozinhas com caminhões de porte médio e permitir que estes cheguem às comunidades do Brasil. Essa idéia foi de Meneguelli ele apresentou o projeto para o ministro Patrus Ananias que concordou com a idéia imediatamente e aderiu ai projeto Fome Zero, entendendo que esse projeto era parecido com o de combater a fome do mandato do atua presidente da época Lula.
    O projeto vai beneficiar muitas pessoas no Brasil para ajudar a reaproveitar os alimentos que seriam jogados fora, e este projeto tem que ser implantado para o resto os países desenvolvidos porque existem vários outros países pobres na terra que muitos habitante passam fome e não tem esse recurso as vezes nem tem o que comer.

    Discente: Daniel Alves Oliveira
    Curso: Primeiro período Agroindústria
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  12. Reaproveitamento do soro do leite

    http://bjft.ital.sp.gov.br/artigos/especiais/especial_2009_2/v12ne_t0305.pdf

    O soro tem sido conhecido há décadas como um produto de alto valor nutritivo. Hoje o desenvolvimento de mercados utilizando o soro de leite em pó e frações de soro como ingredientes nos gêneros alimentícios para consumo humano e animal, transformaram o então subproduto em um produto valioso para a indústria de laticínios e queijos. Os produtos de soro de leite constituem uma excelente fonte de proteínas, sendo uma das suas principais aplicações no preparo de bebidas. Atualmente as indústrias de pequeno portes, durante o preparo do queijo descartam o soro do leite, produto de elevado valor nutritivo. Na tentativa de procurar conceitos que elevam a diminuição de partes de desperdícios neste tipos de indústrias , tiveram o seguinte projeto com objetivo principal a formulação de novos produtos ( bebidas enriquecidas com o soro do leite), em que se foi utilizado o soro doce do leite obtido no preparo do queijo, assim como realizar a avaliação sensorial do produto por meio de comparações com os produtos preparados de maneira convencional. A proposta do trabalho foi beneficiar também pessoas alérgicas ás proteínas presentes no soro do leite e assim foi desenvolvido dois métodos para bebidas ficarem enriquecidas de duas maneiras diferentes. Então com esses seguintes métodos de enriquecer as bebidas com proteínas, utilizou- se o soro do leite obtido a partir de preparo do queijo, adquirido junto a COMEVAP(Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba). Também fizeram a analise de formulação para bebidas enriquecidas que foram preparadas por adição do soro o leite (líquidos e desprovidos das proteínas) nas formulações do suco vitaminado de abacaxi com tomate e do refresco de inhame que são produtos muito apreciados, segundo testes sensoriais. O tipo de analise sensorial indicada para o desenvolvimento novos produtos é o teste de aceitação que têm como objetivo medir atitudes subjetivas como aceitação ou preferência de produtos, de forma individual ou em relação a outros. No entanto, nem sempre um produto que é preferido em relação a outro é o mais consumido, já que a aceitação é dependente de fatores tais como preço, qualidade nutricional, disponibilidade e propaganda.
    Então conclui-se que o desenvolvimento do soro do leite tendo em vista que possui proteínas, onde era descartados por laticínios, e hoje reaproveitado deste. A princípio, por razões ambientais, deve-se evitar o seu descarte, seguindo o projeto de aproveitamento na fabricação de produtos de interesse econômico. Pode- se utilizar o soro do leite na indústria alimentícia na forma de pó, na fabricação de bebidas lácteas, indústria farmacêutica, e até na fabricação de plásticos e biocombustíveis. Dependendo das limitações ( conhecimento técnico, equipamentos), poderia ser feito apenas um pré-tratamento dentro dos laticínios, sendo que depois o soto seria enviado para alguma indústria ou laboratório com maior capacidade de processamento. Com base na grande aceitabilidade das bebidas preparadas a partir do soro do leite, pode-se concluir que a utilização do soro do leite no preparo de bebidas constituiu uma boa alternativa para reduzir os desperdícios nas indústrias de laticínios, que atualmente descartam o produto que apresenta elevado poder poluente.


    Discente: Dhara Francelino Fonseca
    Curso: 1°Período de Agroindústria
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  13. Texto: Como funciona a reciclagem do óleo de cozinha
    Disponível em: http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-oleo-cozinha3.htm

    Muita gente no Brasil ainda pensa de maneira retrógrada quanto ao óleo de cozinha usado, esse é um produto muito utilizado no preparo dos alimentos, de todos em geral, mas principalmente nos fritados que estão sempre presentes na mesa do brasileiro como bife, frango, batata frita, ovo e muito mais…
    Porém após usar esse óleo ele fica sem utilidade para ser usado de outras maneiras pelo menos na cozinha então a dona de casa com certeza irá se desfazer dele da maneira mais simples e convincente jogando pelo ralo, na pia, no vaso sanitário acreditando que está tudo certo, mas o que elas não sabem é que esse óleo descartado nas tubulações de óleo e esgoto representam um número absurdo de poluição ao meio ambiente, principalmente às águas, nosso maior bem natural, porque esse óleo que escorre pelos canos e se encontra com outras águas limpas como as de rios e mares e esgotos, quando vai parar no esgoto os custos de tratamento dessa água encarecem muito, porque o óleo se alastra muito rápido e é muito difícil de ser separado da água. Mas quando vai parar nos rios e mares as proporções dos estragos são bem maiores, porque cada litro de óleo pode polui até 20 mil litros de água limpa o que pode representar muito para o nosso planeta, isso quando o óleo desperdiçado de maneira errada não entope as tubulações de água e esgoto de sua casa, ou da rede pública sendo uma das maiores causas das enchentes no país.
    Pelos fatos já dá para saber que as consequências e os prejuízos são muitos, tanto para o meio ambiente quanto para o nosso bolso, mas existem pequenas atitudes que podem reverter esse quadro de poluição e desperdício e tornar o planeta em lugar e melhor auto sustentável para se viver, como? Simples, reaproveitar o óleo usado em casa ou de outras formas, em casa é possível utilizar este óleo sem uso para fazer sabão e economizar nas compras de alguns produtos para limpeza; ou então podemos armazenar este óleo em garrafas Pet e quando atingirmos uma boa quantidade podemos doá-lo a empresas ou entidades que reaproveitem o produto, as possibilidades de uso são inúmeras como: Detergente, produtos de agropecuária, biodiesel, resina para tintas, glicerina, ração para animais entre outros produtos. De fato a utilização desse produto geram muito mais lucros para o povo brasileiro e mais lucros ainda para o meio ambiente. Varias cidades tem hoje implantado um sistema de coleta para redução de gasto com tratamento de esgoto e também a poluição de rios. Em grande parte as cidades buscam parceiras com instituições de ensino, a própria comunidade que tem com intuído uma renda extra e em uma grande escala a produção de biodiesel.
    Com isso pode observar que onde se tem vontade de se trabalhar e lutar pelo meio ambiente, o óleo de cozinha de torna uma fonte lucro para a comunidade e para a cidades com a redução de seu gastos com combustível de suas frotas oficial. Repense suas atitudes e ajude a mudar o mundo.

    Discente: Flávio da Silva Pontes
    Curso: 1º Período de Química
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  14. Tema: "Produção de Etanol e Prática Ambiental"
    Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/producao-etanol.htm

    http://www.jornalpequeno.com.br/2008/7/20/Pagina82968.htm

    Hoje em dia falam-se muito em combustíveis movidos a álcool. O Etanol (álcool) é um composto orgânico produzido a partir de matérias-primas açucaradas, ou seja, que contém carboidrato. A cana-de-açúcar, por exemplo, contém um alto teor de açúcar, e por sua vez, dá-se um bom método para a produção do mesmo. As etapas para a Produção do Etanol são: a trituragem da cana-de-açúcar, extração do caldo, adição da levedura (Saccharomycces cerevisae), fermentação alcoólica (onde a levedura irá comer o açúcar para a produção do Etanol) e destilação (separação da água e do etanol). Para que se tem um etanol de qualidade, é necessário que se extraia 96% de álcool e apenas 4% de água. O Etanol é utilizado para a fabricação de bebidas como, por exemplo, a cerveja, a vodka, o martini, vinho (tinto e branco), champagne, saquê, uísque, e a cachaça, e também como combustíveis. Geralmente no Brasil utiliza-se mais o etanol como combustível, pois o mesmo diminui a liberação de dióxido de enxofre na atmosfera, em relação a gasolina, que por sua vez, produz alto teor de dióxido de enxofre, que é altamente poluente à atmosfera.
    Existem porém a questão do meio ambiente, pois na produção do etanol, produ-ze a vinhaça, que é um líquido mal cheiroso, que contém metais pesados, onde os mesmos é nociso para o solo, rios e lagos. Existem hoje em dia, estudos visados no descarte da vinhaça, como por exemplo, em recapagem de estradas. Mas a vinhaça, por conter metais pesados, como por exemplo, o Chumbo (Pb), não está sendo mais utlizada como forma de recapeamento de estradas, pois o mesmo contamina o solo e os lencóis freáticos e a EUTROFIZAÇÃO dos peixes e animais aquáticos. Existem também as queimadas, que produzem as fuligens e cinzas. Também produz como resíduos a água contaminada, proveniente da lavagem da cana-de-açúcar, que é tratada pela própria usina e reaproveitada pela mesma na lavagem da cana-de-açúcar. O bagaço produzido no começo da etapa, é utilizado para a produção de Bioeletricidade, como forma de energia elétrica. Concessionária de enegia compram por seis meses a energia produzida da usina de açúcar e álcool. Tudo na usina não se perde, então todos os resíduos produzidos por ela são reaproveitados para uma boa Prática Ambiental. Tendo consciência e boa prática ambiental, tudo vai melhorar para nosso Planeta.



    Discente: Alexandre Faria Silva
    Curso: 1º Período de Agroindústria
    Doscente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  15. Trabalho: Reaproveitamento do soro de leite
    Disponível em : http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3192/espanha_desenvolve_plastico_biodegradavel_feito_de_soro_de_leite/

    Espanha desenvolve plástico biodegradável feito com proteínas de soro de leite segundo a responsável pelo projeto, Elodie Bugnicourt, o queijo tem cerca de 7% de matéria seca é muito rico em proteínas. O processo é desenvolvido com o recolhimento do soro das fabricas em seguida extrai-se a proteína pura do leite com a filtração do soro, em seguida uma camada do liquido é aplicada para dar resistência ao plástico e também para facilitar a reciclagem explica os pesquisadores. A proteína do soro de leite pode ser dissolvida em água por enzimas conseqüentemente as camadas são separadas uma das outras, o que torna a reciclagem dos materiais bem mais fácil e certamente por essa facilidade e uma grande vantagem em relação aos demais plásticos explica Klaus Noller o responsável pelo departamento de materiais no instituto Fraunhofor , na Alemanha. O projeto espanhol faz parte de uma serie de ações que visam reduzir os resíduos e criar novos materiais a parti de reaproveitamento. Ele integra 14 parceiros, entre industrias, universidades, setor de reciclagem e até engenharia. O projeto faz parte do grupo Iris, que é financiado pela União Européia.
    Fiquei bem surpresa ao ler a matéria, pois nunca pensei que poderíamos fazer plásticos através do soro de leite, achei muito interessante, pois são produzidos 50 milhões de toneladas de soro de leite, por ano e infelizmente quase toda a metade é jogada fora e foi através disso que o grupo decidiu investir na área. Fico muito feliz em saber que ainda há pessoas que pensam no nosso planeta, quando penso que algo que poderíamos jogar fora pode ser reciclado. Os sacos biodegradáveis do soro de leite pretendem atingir o mercado de embalagens na área de alimentos. Segundo o projeto, a tecnologia deve chegar ao mercado dentro de dois anos. Para vocês saberem mais um pouco do soro do leite e entender sobre a noticia tratada temos aqui mas um pouco sobre e a relação da matéria com o curso de Agroindústria: Soro de leite é um líquido obtido no processo de fabricação do queijo e da caseína, de cor entre o verde e o amarelo, de aspecto turvo e sabor fresco, ligeiramente doce ou ácido.As aplicações do soro de leite na indústria alimentícia são várias, desde bebidas lácteas até sorvetes e bolos. Devido a seu alto valor nutritivo, a proteína do soro pode ser isolada e sua aplicação está relacionada com melhoramento do rendimento esportivo em atletas amadores ou profissionais. O soro de leite é um resíduo agroindustrial com baixo valor comercial que tem se tornado um forte agente de poluição ambiental, por ser descartado sem tratamento prévio no solo e em diversos mananciais de rios. Quimicamente possui inúmeros componentes em sua composição que apresentam diversas propriedades funcionais e bioativas, despertando assim a sua utilização na biotecnologia como um substrato alternativo para elaboração de meios de cultura com baixo custo e minimizar os problemas ambientais causados pelo descarte desse resíduo. Diversos grupos de pesquisa estudam a formulação de um meio econômico para a produção de antibióticos, como a produção de Bacitracina pela bactéria Bacillus licheniformis a partir do reaproveitamento do soro de leite. Revelando através de resultados da pesquisa que o B. licheniformis possui capacidade para utilização de soro de leite como substrato, constituindo uma alternativa viável para a produção de substâncias de interesse econômico, evitando seu descarte no meio ambiente.

    Discente:Bárbara Abadia De Oliveira Silva
    Curso:1°Período de Agroindústria

    ResponderExcluir
  16. Produção de Etanol e Prática Ambiental.
    http://www.raizen.com.br/pt/sustentabilidade/meio-ambiente.aspx

    A Produção de Etanol vem se expandindo a cada dia, não só no Brasil, mas também no mundo, é feito pela a fermentação da cana-de-açúcar que é reconhecida por ser uma fonte de energia renovável, por isso pode- se dizer que está ganhando grande escala entre os países, enquanto o petróleo esta caindo cada vez mais, em postos de combustíveis com os veículos flex usa-se tanto gasolina como etanol pois os preços variam, agora com a invenção das motocicletas flex, ao passar do tempo poderemos ter caminhões, máquinas agrícolas e geradores todos abastecidos com etanol.
    A vinhaça por sua vez muito usada para irrigação no plantio da cana-de-açúcar e seu desenvolvimento rápido, influenciável também na bioeletricidade que é a energia elétrica gerada pela queima do bagaço da cana, em caldeiras com uma pressão muito elevada, o governo protestou contra o fim da queima da cana no campo por estarem causando desmatamento das matas, o solo ficando menos fértil e as emissões atmosféricas, com isso as usinas e seus fornecedores fizeram um acordo com o governo para a retirada do corte manual para uma colheita mecanizada, ou seja, mais rápida, o uso de fertilizantes é outro fator que as empresas vêm pensando bastante para o fim dos mesmos, pois agora publicam até relatórios de sustentabilidade. Com estudos sobre o etanol há estatísticas de que poderão utilizá-lo para o desenvolvimento de bioplásticos, e o uso do caldo da cana para substitutos do querosene de aviação.
    A Raízen é Pioneira ao Protocolo Agroambiental, que foi assinado com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, é uma empresa voltada ao crescimento dos negócios e o meio ambiente, de forma geral com ações de reutilização e reciclagem de coisas que irão ser descartadas, como por exemplo, os vasilhames de fertilizantes, fazem esse tipo de trabalho para que as pessoas possam se conscientizar e a praticar em casa com restos de comida, vidros, papéis e etc, a preservação das matas ciliares são muito importantes nesse meio sustentável para que preservem os recursos hídricos, a biodiversidade da fauna e flora isso tudo recebe cuidados especiais da empresa.
    Conclui-se que a Raízen é uma empresa com grande reconhecimento por seu desenvolvimento, produção e comercialização, que chegam a produzir mais de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, exporta para outras empresas que por sua vez, distribuem para muitos países, como o Etanol Hidratado Padrão Japão. Já sobre a cana-de-açúcar que tem várias funcionalidades e é a principal matéria-prima usada não só para fins do etanol, mas, também para a prática ambiental, que ao invés de seus componentes químicos serem jogados em qualquer lugar, fazem a reutilização dos mesmos para ajuda do meio ambiente. Acredito que se no Brasil tivesse mais empresas como a Raízen, iríamos ter ótimas vantagens para incentivar a nossa população e mostrar como o etanol é favorável para a nossa “Vida Sustentável” assim dizendo, então não tenho nada a criticar e sim dizer que esse tipo de ato contribuí para que possamos viver em paz e respeitando o meio em que vivemos.
    Discente: Taís Cristina Silva
    Curso: 10 Período de Agroindústria
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  17. Texto: O valor do alimento que é jogado fora (Reaproveitamento de Cascas de Frutas)

    Disponível em: http://www.unesp.br/aci/jornal/213/desperdicio.php

    Resumo:

    No texto, O valor do alimento que é jogado fora, de Guissepina Lima, docente do Departamento de Química e Bioquímica do Instituto de Biociências – IB e coordenadora da pesquisa, publicado no jornal da UNESP em julho de 2006 – Ano XX – nº. 213, que vem como reportagem da capa questionar sobre o desperdício das cascas de frutas e hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. E através de várias pesquisas desenvolvidas nesses resíduos foram detectados diversos nutrientes. O desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos induz ao mau aproveitamento, o que ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. Com o objetivo de incentivar o reaproveitamento de cascas de frutas, que o nosso tema principal, foi oferecido uma alternativa nutritiva de dieta a baixo custo foram analisadas as cascas de alguma frutas que normalmente são desprezadas. Na presente pesquisa foi encontrada nessas cascas vários elementos minerais com importância nutricional, tais como vitamina C, carboidratos, cálcio e fibra, em 12 tipos diferentes de cascas de frutas, como, mamão, goiaba, acerola, morango, tomate, manga, caju, limão, abacaxi, laranja, maçã e banana.
    Conclui que na análise que foi estudada mostraram que as cascas das frutas apresentaram, em geral, teores de nutrientes maiores do que os das suas respectivas partes comestíveis. Dessa forma, pode-se considerar que as cascas das frutas analisadas podem ser úteis como fontes alternativas de alimentos ou como ingredientes para obtenção de preparações processadas, e que muitas pessoas não sabem desse reaproveitamento e acabam jogando-as fora. Então temos que conscientizar e ajudar a população a não desperdiça essas fontes de vitamina.

    Discente: Letícia Fernandes Martins
    Curso: 1º Período de Agroindústria – 2012
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Disponível em: http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf

    Texto: Compostagem Caseira

    Segundo Arlene Maria Gomes Oliveira, o Brasil produz 241.614 toneladas de lixo por dia, com tanto lixo descartado são desenvolvido varias metodologias para diminuição do desperdício. Uma das formar na ajuda ao meio ambiente seria a compostagem, que é um processo utilizado para transformar resíduos orgânicos em adubo. Essa técnica foi desenvolvida com a finalidade de acelerar as matérias orgânicas junto ao solo de forma segura. Desta forma, os resíduos de origem animal ou vegetal podem ser utilizados, mas também existe compostos como madeiras tratadas com pesticidas, óleo, fezes de animais domésticos que sendo usados contaminarão o procedimento. O composto é feito sobrepondo os resíduos orgânicos, formando-se pilhas. A montagem é realizada alternando-se os diferentes tipos de resíduos em camadas e pode levar de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado. Deve-se estabelecer uma rotina de reviramento semanal na pinha. Durante a decomposição, o composto não deve atrair insetos nem soltar mau cheiro. Para evitar esse processo desagradável, basta revirá-lo varias vezes. Para acelerar a decomposição dos matérias na compostagem pode-se picar os materiais antes de formar as pinhas e usar diferentes materiais. Todo esse procedimento tem varias pontos positivos sendo eles: melhorar a qualidade do solo e reduzir a contaminação e poluição ambiental e estimula à cidadania na diminuição do lixo. Por tanto a compostagem é uma fonte de nutrientes para o solo, que por sua vez, melhorada a estrutura física e em caso de solos argilosos tem mais aeração. Os solos tratados com a metodologia citada podem ser usados em todos os cultivos e plantas.
    O texto é bastante claro e sugestivos em relação a compostagem mostrados os procedimentos, de maneira que a dona de casa possa aproveitar verdadeiramente esse trabalho e colocá-lo em pratica, por que demonstra a metodologia da compostagem e responde as dúvidas que por ventura a pareçam no decorre do procedimento. A compostagem é um grande método para as mesmas no reaproveitamento dos resíduos que poderiam estão contaminando o meio ambiente. De outra maneira, com esse processo podemos observar que, nestes compostos orgânicos estão todos os nutrientes para um bom solo e que quanto mais diferentes forem os materiais utilizados na compostagem maior será a variedade de nutrientes obtida no composto orgânico. Existem outros tipos de benefícios, como: desenvolvimento melhor das plantas que tornam-se mais capazes de absorver água e nutrientes do solo, aumento a infiltração das águas e redução da erosão; Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução dos microorganismos benéficos e outros benefícios. Além disso, podemos usar o produto final em nossa própria casa, árvores, jardins ou ainda mais, podem ser aproveitados por creches, empresas, escolas ou outros ambientes que cultivam alguns alimentos ou desejam o melhor para o meio ambiente. Se em cada residência, cuidasse do seu lixo doméstico e fizesse a separação de todos os componentes recicláveis, com toda a certeza, estaríamos reduzindo a carga de lixo que vai para aterros sanitários ou lixões evitando que a natureza seja contaminada por todos os maléficos causados por esses depósitos de lixo.

    Discente: Jessica Rafaela da Silva Santos
    Curso: 1º período de Agroindústria
    Docente: Gyzely

    ResponderExcluir
  20. Reaproveitamento do soro de leite
    Disponível em: http://www.redetec.org.br/inventabrasil/soro.htm

    O Senai de Chapecó, o Laboratório de Processos de Separação com Membranas (LABSEM), do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC, realizaram uma parceria sob coordenação do professor José Cunha Petrus, buscando algumas alternativas tecnológicas para o reaproveitamento do soro do queijo. Fizeram algumas pesquisas, uma delas e a técnica de ultrafiltração por membrana, um processo que emprega membranas com diâmetro de poros da ordem de 0.01 micron, através dessa técnica permitiu o desenvolvimento de condições operacionais para desenvolver o processo de concentração do soro e para o tratamento térmico e químico do concentrado. Através desses estudos tornou- se possível a elaboração de produtos como a ricota, e também transformar outros tipos de queijos, em sorvetes e iogurtes. Outras pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores do LABSEM foram repassadas ao setor produtivo por meio de dez cursos de extensão teórico-práticos, que teve a participação de 150 representantes de indústrias de todo o país. Porém em Santa Catarina, nenhuma indústria de lacticínios utiliza o concentrado de soro, causando assim um grande problema. Em algumas pesquisas no Brasil, fizeram um levantamento que o soro das indústrias de laticínios em média de que 50% são despejados diretamente no rio sem sequer algum tipo de tratamento, poluindo os rios por causa do alto teor de matéria orgânica contida no soro. Em relatos que a cada mil litros de leite utilizados na fabricação do queijo, são produzidos em média 820 litros de soro, o restante é praticamente água, não contendo proteínas e gorduras na composição, e que através de um tratamento simples não prejudicam o meio ambiente. O professor José Cunha Petrus, relata que o soro é altamente nutritivo, têm 6% de proteína, equivalente ao dobro contido no leite, e 3,2 de gorduras, açúcares e sais.
    Esse reaproveitamento do soro de leite é muito importante para o meio ambiente, pois faz com que o soro não seja jogado nos rios, e ainda pode criar novos produtos para o nosso consumo. Acho muito importante essas pesquisas que estão acontecendo para um melhor reaproveitamento do soro, pois através de varias pesquisas iremos cada vez mais e mais saber como reaproveitar cada resto de um alimento que não será mais utilizado. Entretanto não são todas as indústrias que fazem esse reaproveitamento do soro, causando assim a poluição dos rios, é muito o soro que é produzido na fabricação do queijo, eles não veem que se reaproveitarem o soro, criando bebidas lácteas entre outras, terão lucro, pois estão reaproveitando algo que eles iriam jogar fora, prejudicando assim o meio ambiente. Cada pesquisa que é realizada tem alguma importância, pois sempre poderemos aproveitar alguma informação que eles procuraram desenvolver, para que além de não prejudicar o meio ambiente, as indústrias obtenham lucro, e um bom alimento para oferecer aos consumidores, fazendo assim que sua marca seja mais conhecida, e bem falada por a maioria da população. O Brasil precisa de pessoas capazes de desenvolver projetos, pesquisas para criar novas ideias, mostrando que importam com futuro, reaproveitando não só o soro de leite, mas também outros alimentos que possam ser reaproveitados, e assim criarem novos alimentos para o consumo.

    Discente: Kelly Cristina Fernandes de Oliveira
    Curso: 1º Período de Agroindústria – 2012
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Débora Queiroz Messias
    Química 1° período

    Disponível em: http://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-pilhas-e-baterias/

    Reciclagem de Pilhas e Baterias
    Hoje, a maioria das pilhas e baterias são descartadas no lixo comum, sem nenhum tratamento específico. As pessoas não se preocupam em levar uma bateria de celular usada, por exemplo, nos pontos de coleta das operadoras.
    Cerca de 1% do lixo urbano contém resíduos sólido tóxicos, sendo grande parte deles, as pilhas e baterias, trazendo grande impacto ambiental que para reduzi-lo é preciso substituir na produção, os metais pesados por novos insumos não nocivos.
    Os especialistas estudam a possibilidade de diferenciar as pilhas comuns pelas pilhas alcalinas na tentativa de diminuir os metais pesados e assim, ajudar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  22. Discente: Álbert Henrique Aparecido Silva
    Doscente: Gyzely Suely Lima
    1° Périodo Química.
    REFERENCIAS: http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php
    Chuvas ácidas.
    As chuvas ácidas são forma-se com o excesso de compostos ricos em enxofre e azoto reactivo. Isto acontece porque o resultado dessas reacções são ácidos como o ácido sulfúrico e nítrico, que são ácidos com efeitos bastante negativos e devastadores. Este fenómeno tem vindo a ser cada vez mais significativo, e é um problema que gera enormes discussões e acções de sensibilização no sentido de levar a população a contribuir para um planeta melhor e para permitir um desenvolvimento sustentável.
    As principais causas das chuvas ácidas são causas não naturais e causadas pelo Homem. Alguns exemplos são a indústria, centrais termoeléctricas e o tráfego automóvel excessivo. As zonas mais afectadas pelas chuvas ácidas são as seguintes: Europa (principalmente na zona da Escandinávia), Estados Unidos da América, Canadá e China. Como podemos observar, este fenómeno está directamente relacionado com a poluição e industrialização, pois ocorre com maior frequência nas zonas mais evoluídas do planeta em termos industriais.
    Consequências para a saúde humana, são estudos provaram que as chuvas ácidas têm implicações directas e indirectas na saúde da população humana.Consequências para a agricultura (cultura e solos).
    Devido aos ácidos provenientes das chuvas ácidas muitas árvores e plantações podem ver as suas estruturas corrompidas, o que fará com que a planta afectada transporte nutrientes de forma deficiente ou chegue mesmo a perder determinados nutrientes essenciais para a sua vida.
    Consequências para as águas e simple significa que a água que se encontra nos rios, lagos e no mar é proveniente da chuva. Se a chuva é ácida, a acidez das águas terrestres irá também aumentar.Consequências para os edifícios materiais de construção como o calcário são facilmente corroídos por ácidos como o ácido sulfúrico.
    Para reduzir o problema das chuvas ácidas é necessário o esforço de toda a população a uma escala planetária. Portanto algumas medidas a tomar poderão ser a diminuição da emissão de gases pela indústria, a utilização de materiais económicos e amigos do ambiente, uso de transportes públicos em vez de veículo individual, usar fontes de energia menos poluentes e investir em energias renováveis.

    ResponderExcluir
  23. RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS
    TEXTO: www.infoescola.com/ecologia/reciclagem-de-pilhas-e-baterias/


    Segundo Fernando Rebouças as pilhas e baterias são formadas por compostos que é destruidora do meio ambiente e afeta a saúde dos seres humanos. O descarte destes produtos é o lixo doméstico, muitos não têm a consciência de devolver a bateria ou pilha aonde comprou, para que esta seja encaminhada para o seu fabricante.
    No Brasil, a reciclagem de pilhas e baterias e pouco notada, a cultura do povo brasileiro é totalmente enraizada muitos não tem a consciência dos estragos futuros.
    Segundo CONAMA, existe a possibilidade de receber essa pilhas e baterias nos aterros sanitários comuns, estabelecendo um aterro sanitário um manejo sustentável, no Brasil só 10% dos aterros tem manejo supervisionado, mais o que é ainda mais complicado é que muitas destas pilhas são pirateadas vindas de contrabando , produtos fora do padrão de qualidade da CONAMA .
    A solução encontrada seria a substituição destes metais pesados e totalmente destruidores por metais nocivos ou pilhas recarregáveis.



    Discente: Rosilene da Silva Gonçalves Freitas
    Curso: 1º Período de Química
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  24. Compostagem na sociedade


    Sabemos que hoje tem um acumulo muito grande de lixo orgânico que é descartado em aterros a céu aberto,nas ruas,rios, o que muita gente não sabe e que esses resíduos orgânicos tem um valor grande de nutrientes, esse descarte gera um desperdiço de água muito grande porque geralmente para produção desses alimentos gasta-se muito recursos hídricos e o descarte inapropriado do mesmo esta contaminando em regiões do pais o lençol freático ,esse fato preocupa cada vez a população mundial que em breve aumentara a competitividade entre os pais ,pois a água esta transformando-se em recurso cada vez mas escasso No sentido de conscientizar os alunos e comunidade que ao reaproveitarmos isso tudo estamos preservando o meio ambiente , ao implantar esse projeto de compostagem diminui-se o acumulo de lixo orgânico e também reduz-se a utilização de adubos sintéticos para correção dos nutrientes do solo. A compostagem tem apresentado como uma forma eficiente de reciclar os resíduos animais ,industrias,domésticos,comercial,de serviços,de varrição e agrícola,sendo um processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo humificados,dois estágios podem ser notado na transformação,primeiro e a fase inicial onde ocorre uma fermentação do material onde começa a se decompor e alcança o estado bio estabilizado denominado digestão,oque vem a ser isso ,e quando os microrganismos esta começando a fazer seu trabalho de decomposição ,nessa etapa podemos utilizar o composto como adubo para plantas sem causar riscos de danos a plantas,a segunda fase e a mais demorada que chamamos de maturação onde a fermentação atinge uma humificação ,estado em que o composto apresenta melhores condições como melhorador do solo e fertilizante,o produto final da compostagem ,denominado composto,é definido como sendo um adubo preparado com restos de material orgânico e sem patógenos logico dependendo do processo empregado,os principais fatores que influenciam o processo da compostagem são de ordem nutricional e ambiental e esta relacionados ao controle do processo pelo homem e ao tipo de tecnologia utilizada no processamento do composto,as principais influencias sobre o processo decorrem de ; aeração ,temperatura,umidade,relação carbono nitrogênio, os principais mos responsáveis pelo processo de compostagem são os fungos as bactérias,os fungos e os actinomicetos .um dos riscos associados à compostagem e a possibilidade da presença de metais pesados no composto,os quais poderiam ser transferidos ao solo ,lixiviados para rios etc. Afetando assim o meio ambiente não podemos descarta que exista a presença de agentes patogênicos que pode colocar em risco a saúde dos seres humanos que utilizam desse composto o mesmo contaminado.

    ResponderExcluir
  25. A indústria do controle biológico: produção e comercialização de microrganismos no Brasil

    Discente: Elizabeth dos Santos Machado
    Doscente: Gyzely Suely Lima
    1° Périodo Química.
    REFERÊNCIAS: http://agroecologiaealternativasecologicas.blogspot.com.br/2010/02/baixar-livro-biocontrole-de-doencas-de.html

    Visando entender a demanda de produtos e alimentos livres de agrotóxicos, surge o controle biológico. O mercado europeu vem fazendo exigências sobre os setores de produção em aumentar a oferta de alimentos mais saudáveis, estabelecendo protocolos, visando a segurança alimentar. O Brasil que tem como base de sua economia a agricultura, já vem se adequando a essas necessidades e começaram a implantar sistemas sustentáveis de produção agrícola integrada, onde o controle biológico se destaca .Esta preocupação também está ligada á preservação ambiental, onde existe o ensejo social de mudança do padrão químico convencional para métodos integrados de produção.
    Mas fica uma grande dúvida que se realmente o controle biológico traz somente vantagens ao meio ambiente, onde a incorporação do controle biológico como parte de um programa integrado de controle de pragas reduz os riscos legais ambientais e públicos do uso de produtos químicos, mas há algumas desvantagens deste método onde se requer planejamento e gerenciamento intensivos, demandando mais tempo, mais controle e mais paciência, devendo-se entender cada método empregado. A tarefa de selecionar o melhor inimigo natural não é fácil, a ação dos inimigos naturais sobre as pragas é mais lenta do que a dos pesticidas químicos e outro ponto crucial é que se na falta de controle rigoroso, as populações dos inimigos naturais podem aumentar e transformar-se em outra praga. Por isso deve-se tomar bastante precaução ao utilizar o controle biológico, pois possuem várias vantagens mais também muitas desvantagens.

    ResponderExcluir
  26. Lais Aparecida

    Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/print.php?not_id=179949
    A casca
    Segundo pesquisa realizada pala Universidade Estadual Paulista e o Serviço Social da Indústria (SESI), ao jogar no lixo cascas de frutas como banana, maçã, pera, abacaxi, manga, entre outras, está jogando fora fibras, vitaminas e minerais que poderiam ser utilizadas como ingredientes em receitas. As cascas da goiaba, da maçã e do mamão são mais ricas em proteínas do que sua parte interna, sem mencionar as fibras e vitamina C presentes nas mesmas. O organismo converte os caratenóides presentes na casca da pera em vitamina A, quando comemos a fruta sem retirar a casca, que é fonte de fibras também. Como não é possível consumir todas elas cruas, pode-se utilizá-las na fabricação de outros alimentos muito saborosos, como: o suco da casca do abacaxi, e a farinha das cascas do maracujá, banana e mamão que pode ser usada na confecção de bolos, biscoito e doces. De acordo com a nutricionista Graça Morais, o desperdício está ligado á cultura, pois, mesmo com todo trabalho de divulgação e esclarecimento, a aprovação da sociedade brasileira vem crescendo, mas a rejeição ainda é grande. O grupo SESI desenvolve pesquisas e criam programas sociais, onde técnicos promovem a importância da reutilização total também de verduras e legumes, e ensinam a fazer receitas dos talos, cascas e sementes para estes não irem para o lixo. Graça Morais diz que, ao reaproveitar algo que seria descartado, é preciso muito cuidado ao higienizar esses alimentos. Hipoclorito e vinagre são muitos utilizados. Depois da compra, esses alimentos devem ficar mergulhados em uma solução contendo uma colher de sopa hipoclorito de sódio (água sanitária) e água (H2O),ou vinagre, na mesma quantidade, por 20 minutos, depois devem ser lavados em água limpa e abundante. As frutas necessitam estar refrigeradas pelo menos com uma hora de antecedência. As receitas feitas com cascas de frutas ajudam a amenizar problemas de saúde tais como: barriga inchada, controle do colesterol, glicose, aumentar a saciedade, diminuir a obesidade e o envelhecimento. Mas se faz necessário que se tome muita água, pois cascas possuem muita fibra. A nutricionista Fátima Nunes menciona: “...devemos aproveitar o alimento como um todo, por inteiro. O pobre muitas vezes deixa de comer uma batata-doce para comer um pão branco, ou então não come um ovo para comer salsicha.” O que na sua opinião acontece por falta de informação e conhecimento. Outro fator que contribui para isso é o fato das receitas derivadas de cascas serem difíceis de preparar.
    Este informativo trata da importância de reaproveitar as cascas dos alimentos. Levantando questões bem interessantes, como o número de nutrientes, fibras e vitaminas presentes nas cascas que seriam descartadas. Valorizando o consumo das mesmas, estimulando a curiosidade do leitor em experimentar, já que faz tão bem a saúde. Ensina de forma simples, como deve ser o procedimento das cascas antes do seu uso etc. dá credibilidade ao texto usando citações de nutricionistas e instituições conhecidas nacionalmente. Abrange questões polêmicas como a falta de informação e preconceito em relação ao tema. De forma geral, conseguiu transmitir a mensagem com simplicidade e clareza de forma bastante atual. Tratar de um assunto tão importante, muitas vezes não é tarefa fácil, mas quando se conhece bem o assunto e sabe onde quer chegar não se encontra dificuldades. Esse trecho soube bem como abordar o tema realçando o problema do desperdício das cascas e propondo uma solução. Enfatizando também o comodismo do povo brasileiro ao preferir o mais fácil ao mais saudável. Informações desse tipo devem ser mais divulgadas para conscientizar a população dos benefícios de reaproveitar alimentos que normalmente seriam descartados.

    ResponderExcluir
  27. Trabalho: Produção de Etanol e Prática Ambiental.
    Referencia: http://ambientesociedade.wetpaint.com/page/Como+funciona+o+etanol

    Resumo
    É visível o fato da necessidade de mudança na indústria de energia graças à rapidez dos impactos ambientais. O etanol tem sido considerado o mais recomendado segundo alguns especialistas. Várias pessoas discordam de tal ponto de vista. O etanol é produzido a partir de cana-de-açúcar e grãos, como trigo, milho e etc, para ser usado como combustíveis são obtidos através da moagem seca. Se usado como aditivo de combustível de baixa porcentagem nos carros suas vantagens são muitas ele reduz emissões nocivas de monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio, porém, nem todos os carros funcionam com a mistura nem é disponível na maioria dos postos de gasolina. Essas pessoas acham que para fazer com que o etanol seja o principal combustível traria problemas ambientais ignorados pelos políticos.
    O uso de etanol como combustível em larga escala trás dois pontos negativos relacionados: a energia do etanol não supera a energia existente na gasolina, também não há espaço de terra suficiente para produzir quantidade suficientes de grãos para etanol e o cultivo de alimentos. Segundo David Pimental é necessário mais energia, a base de gasolina, para produzir uma determinada quantidade de etanol do que a energia disponível que há nele. Dr. Michael Wang discorda de tal ponto de vista, pois considera a energia do etanol um ganho e não uma perda. Porém, seria preciso cada vez mais terras destinadas ao cultivo de grãos para a indústria do etanol, logo haveria uma diminuição na produção de alimentos e consequentemente um aumento no preço deles no mercado de vendas. Em contra partida a isso existe o etanol celulósico que é feito a partir de coisas não comestíveis como lasca de madeira, espiga de milho e grama, por exemplo, esta poderia ser uma solução mais viável e barata que o etanol comum, e os produtores dele teriam um lucro muito mais alto e teria custos mais baixos. Em relação ao meio ambiente o etanol feito aqui no Brasil traz muitas complicações para todos, pois ainda existem locais que utilizam o método de queima da cana para melhorar a colheita e isso traz sérios riscos não só para nós mais principalmente para o meio ambiente, pois durante a queima varias arvores são queimadas e vários animais morrem e de nada é feito a respeito disso, já existem varias usinas que estão fazendo a colheita com maquinas, mais isso gera um enorme desemprego para os cortadores de cana. Por fim concordamos que o etanol seria uma boa solução pra resolver o uso de combustíveis fosseis mais ainda é cedo para ele ser produzido em larga escala, pois traria prejuízos tanto no campo econômico quanto no ambiental.

    Nome: Douglas A. Moura Silva.
    Curso: 1º Período de Agroindústria.

    ResponderExcluir
  28. Resumo
    Texto completo disponível em: http://biocombustiveis-brasil.blogspot.com.br/
    A quantidade de gás carbônico (CO2) lançados na atmosfera graças entre outros fatores a queima de combustíveis fósseis esta relacionada a mudança no uso da terra. Com o aumento de CO2 acontece o chamado efeito estufa que acarretaria numa mudança no clima do planeta. Para reverter esse efeito foram criadas pela população do planeta estratégias como por exemplo a redução de emissão e substituição de combustíveis fosseis pelos chamados biocombustíveis principalmente o etanol e o biodiesel . O Brasil é um país em destaque mundialmente neste sentido tanto como matriz energética quanto na geração e uso comercial do álcool como combustível alem é claro de ser considerado como um grande exportador do produtos. A consciência ambiental das pessoas e os acordos internacionais forçaram os governos principalmente de países de primeiro mundo a usar mais os biocombustíveis. O nosso país e o principal exportador para suprir essa demanda.
    Até 2010 haverá um aumento de 40% na produção de álcool no mundo seria necessário porém pelo menos 2 milhões de hectares de cana –de- açúcar. Porém será difícil que todo esse bio combustível saia do país, principalmente graças a
    Lei 11.097 de 13 de janeiro de 2005 deve ser adicionado 2% de biodiesel a todo óleo diesel comercializado no país e que esse percentual passe para 5% a partir de 2013. A demanda do Brasil será insuficiente para suprir as necessidades internas e externas, pois a região sudeste está praticamente esgotada e na centro-oeste existiria competição da cana com outros produtos típicos da região. Há porem uma região no país ainda pouco explorada e com condições perfeitas para o cultivo de cana que compreende os estados de Tocantins, Maranhão e Piauí, nesse lugar há também cultivos de babaçu, pinhão,manso, pequi, tucum, macaúbas muito propicias pra a produção de óleo para biodiesel. Concluo por fim que os biocombustíveis são uma boa opção pra a redução de emissão CO2 na atmosfera mas que precisa ser melhor estudado quanto a capacidade do planeta de produzir a matéria- prima necessária para sua produção
    Fernanda Alves Santos Química 1° período
    Projeto Química e meio ambiente
    Tema: Biocombustíveis e Efeito Estufa

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Disponível em: http://www.fiesp.com.br/ambiente/produtos_servicos/downloads/publicacao-embalagens.pdf

    TExto:Reciclagem de embalagens plásticas usadas contendo óleo lubrificante

    REsumo: O óleo é um lubrificante para as mais diversas engrenagens dos mais diversos tipos de equipamentos, motores entre outros tipos de aparelhos do mundo em que vivemos, por isso, geram uma quantidade enorme de resíduos e de embalagens, por ser, um produto tóxico a embalagem não pode ser reaproveitada no sentido de acondicionamento de outro produto no recipiente, e com o empecilho de difícil remoção dos resíduos do material do frasco, esse resto de óleo juntamente com a embalagem é jogada em lixo comum, pois no caso de uma reciclagem simples, acabaria gerando deformidade e cheiro ruim numa peça final, por exemplo. A Siemesp que é o Sindicado dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo é contrária a idéia de acondicionamento do óleo lubrificante em recipientes de plástico. Por sua vez, apóiam o uso da embalagem de metal levantando o ponto de que as embalagens de metal são tão recicláveis quanto às de plástico com o adicional de que é muito mais fácil de realizar o processo de limpeza do frasco. Uma outra coisa a favor da Siemesp é uma normativa da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): “Conforme a ABNT NBR 10.004 – Resíduos Sólidos - Classificação, essas embalagens plásticas e baldes contendo residual de óleo lubrificante, são classificados como classe 1”. Com essa taxa alta de toxidade, cada vez mais é induzida a idéia de que este tipo de embalagem e também a forma de descarte que é feita hoje em dia tem que ser sumariamente erradicada de nossa sociedade, sendo assim, preservando nosso meio ambiente.
    O Polietileno que da origem as embalagens plásticas que conhecemos, é uma das matérias que mais se reciclam do mundo. Sua forma de identificação é através das siglas: HDPE (high density polyethylene), PE (polietileno) ou PEAD. A quantidade desse material que vem sendo reciclado fica muito próxima das dos outros plásticos. A base da composição do plástico é a resina, hoje em dia a substituição de resina virgem por reciclada é um fato. As empresas de reciclagem que eram já ativas no processo de reaproveitamento de plástico em 2003 faturaram 1,3 Bilhões de reais e empregaram mais de 11 mil pessoas na época. No ano a capacidade de reciclagem que uma determinada empresa de reciclagem comportava era de 1,06 Milhão de toneladas, consomem 777 mil toneladas, sendo 50,7% pós-consumo e 49,3% industrial. Com base nessas empresas que são voltadas ao cenário de reciclagem o Brasil ganhou destaque, e hoje em dia é exemplo para varias nações que segue o mesmo interessa. Hoje o Brasil é o 4° país que mais recicla no mundo inteiro, ficando atrás somente dos países, Alemanha, Áustria e Estados Unidos da América, e a frente de outros países como,Grécia, Portugal, Irlanda, Inglaterra, Suécia, França e Dinamarca. Sendo assim, hoje em dia já não se pode mais pensar mais em só lucrar e retirar do meio ambiente sua matéria prima sem nenhum tipo de controle, e argumentar que não se causa dano, o meio ambiente já foi muito debilitado e cabe não só aos cidadãos cooperar fazendo sua parte nas coletas seletivas que conhecemos, mais também os grandes que são os causadores maiores desse impacto ambiental que vemos hoje em dia.


    Aluno: Fernando Lucio
    Turma: 1º Periodo em Agroindustria

    ResponderExcluir
  32. Chuva Ácida

    A chuva ácida, é a designação dada à qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa dessa acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. quimicamente, chuva ácida não seria uma expressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbônico, mas para a Geografia toda chuva com Ph abaixo do nível de tolerância é considerada ácida. Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adopção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adopção de tecnologias de redução das emissões de azoto reactivo para a atmosfera, a água precipitada pela chuva é levemente ácida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5,2 a 20 ºC, valor inferior ao que resultaria se a solução ocorresse em água destilada (pH = 5,6) devido à presença de outros compostos na atmosfera terrestre não poluída.
    O problema da precipitação ácida tem crescido com o aumento da população e com a industrialização, abrangendo áreas crescentes do planeta, com destaque para a Índia e o sueste asiático. O uso de altas chaminés industriais para dispersar os gases emitidos tem contribuído para aumentar as áreas afectadas, já que os poluentes são injectados na circulação atmosférica regional, atingindo vastas áreas a sotavento do ponto de emissão. a precipitação ácida têm impactos adversos sobre as florestas, as massas de água doce e os solos, matando plânctons, insetos, peixes e anfíbios. Também demonstraram efeitos negativos sobre a saúde humana. Para além disso, a precipitação ácida aumenta a corrosividade da atmosfera, causando danos em edifícios e outras estruturas e equipamentos expostos ao ar.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_acida




    Aluna: Camila de Jesus Vieira
    Curso: Química
    Professora: Gyzely Lima
    Tema: Chuva Ácida

    ResponderExcluir
  33. Reportagem do site Cidade diário do nordeste “Reaproveitar alimentos é saída para a fome”
    Disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=287569
    Resumo
    Segundo Miguel Portela, o desperdício de alimentos está diretamente ligado com a fome no país, sendo isto comprovado pelos dados da Ceasa (Centro de Abastecimento do Ceará) em 2005, que aproximadamente seis toneladas de seus alimentos são destinadas ao lixo, e destes a maioria são verduras e frutas maduras que poderiam servir de alimento para famílias carentes com a utilização de reaproveitamento dos alimentos. Esse reaproveitamento pode ser feito com a criação de novas receitas, que utilizam como ingredientes estes alimentos descartados, como cascas de frutas e verduras e a utilização das mesmas maduras em receitas, sendo os doces e bolos são os principais alvos destas criações, assim aprimorando seus sabores, sendo um fator importante à higienização e armazenamento correto. O concurso de receitas de reaproveitamento de alimentos, promovido pelo Sesc Ceará durante o I Festival de Alimentação Saudável permitiu trocas de experiências entre os participantes e a popularização de receitas de reaproveitamento, podendo ser citadas o bolo de casca de abacaxi, o doce de casca de abóbora e o bolo de farinha de mandioca. Assim possuindo vários pontos positivos para o preparo das mesmas como, ser prático, barato e muito saudável. O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), localizado no Interior do Estado do Ceará, está praticando o aproveitamento de todos os nutrientes do alimento, o caju pode ser um exemplo disso, pois todo o seu potencial nutritivo é utilizado, sua castanha tem valor comercial; o pedúnculo é utilizado como ingrediente principal no preparo de licor, doce de caju, e até mesmo de hambúrguer de caju, bife, paçoca, pastel, biscoito e sopa. Projetos como esses influenciam na diminuição do consumo de produtos industrializados e no aumento do consumo de alimentos regionais, além de uma diminuição no desperdício dos alimentos.
    Iniciativas como essas devem ser cada vez mais frequentes, isto seria vantajoso, pois diminuiria o desperdício de alimentos, possibilitaria uma alimentação mais saudável, assim diminuído o consumo de produtos industrializados, o que seria bom não só para a saúde da população, mas também para o meio ambiente. Isto possibilitaria um ciclo de benefícios, pois produzindo menos produtos, diminuímos o gasto de água assim como produtos tóxicos liberados na natureza, assim possibilitaria melhores condições para que o meio ambiente produzisse mais alimentos e de melhor qualidade, o que faria aumentar cada vez mais o consumo e reaproveitamento de alimentos mais saudáveis, utilizando todo o seu potencial nutritivo. Projetos como esses do Sesc Ceará e do Senar são importantes para a divulgação dessas possibilidades de novas receitas utilizando alimentos ou partes deles, que antes eram desperdiçados, e agora pode der aproveitado todo o potencial nutritivo fornecido por eles, o que ocasiona também em uma alimentação mais saudável. Com esses métodos de reaproveitamento de alimento o que antes se pagava para o preparo de apenas um alimento, desperdiçando o que não era utilizado, agora pode se fazer o preparo de mais de um alimento, um exemplo é a receita de bolo de casca de abacaxi, pois antes era utilizada a polpa e a cascas era desperdiçado, assim o que antes você pagava para ter a polpa, agora tem a polpa e o bolo, assim acaba ficando com um baixo custo. Assim o reaproveitamento de alimentos é uma prática vantajosa em vários aspectos e deve ser cada vez mais divulgado.

    Discente: Renata Vieira Costa
    Curso: 1º Período de Agroindústria
    Docente: Gyzely Suely Lima

    ResponderExcluir
  34. www.suapesquisa.com/geografia/la_nina

    La Niña

    É um fenômeno que corresponde ao resfriamento das águas superficiais do oceano pacífico, o contrário ao EL NIÑO, e forma "piscinas de águas frias" no oceano.Nele,os ventos alísios apresentam-se mais fortes que na média climatológica e as águas frias,que caracterizam o fenômeno,abrangem uma faixa de largura de 10 graus de latitude ao longo do Equador desde a costa peruana até aproximadamente 180 graus de longitude no Pacífico Central.
    O fenômeno não ocorre todos os anos e da mesma forma.. Normalmente,o fenômeno começa a desenvolver-se em um certo ano, atinge sua força máxima no final daquele ano, vindo a desaparecer no meio do próximo ano.Ele pode durar até dois anos.Sua força é tanta, que os episódios do La Niña permitem,algumas vezes, a chegada de frentes frias até à região nordeste.

    José Junissi da Silva Neto
    1º Periodo de Química

    ResponderExcluir
  35. Texto: Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico
    Disponível em: http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf 26 – 03-2012
    A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico, onde são transformados em adubos, esse adubo melhora as características físicas, físico-químicas, e biológicas do solo, o adubo aplicado no solo proporciona melhor produção por mais tempo e com mais qualidade e reduz o lixo depositados em aterros sanitários contribuindo para a melhoria das condições ambientais e de saúde da população .Para a compostagem é utilizados todo o material de origem animal, vegetal. Para fazer um bom composto orgânico é necessário ter restos de lixo que contem nitrogênio (N) e carbono (C). O nitrogênio e o carbono regulam a ação dos microrganismos para transformar o lixo em adubo. O local para fazer a compostagem deve ser próximo a um ponto de água com espaço para revirar a leira e ter uma boa drenagem para a água escorrer para um local apropriado. A montagem da leira é feita sobrepondo os resíduos orgânicos formando camadas com restos de capina, restos de comida, restos de serragem, e assim continuei intercalando até acabarem os resíduos. O tempo que a compostagem leva para ficar pronta depende dos resíduos utilizados na leira, uma forma de acelerar a decomposição é intercalar camada com esterco de animais. Deve-se irrigar sempre para das condições ideais para os microrganismos transformarem e decomporem os resíduos orgânicos, só começa a molhar a leira depois do primeiro reviramento. O reviramento da leira pode ser semanal, deve-se evitar a presença de mau cheiro, insetos e animais domésticos. Vários organismos contribuem para a decomposição são eles fungos, bactérias, protozoários, minhocas, besouro, lacraia, formigas e aranhas, etc. A compostagem para ficar pronta leva em torno de 9 á 16 semanas, mas isso depende muito do material orgânico utilizado e das condições ambientais .Quando a leira é revirada e a temperatura não mais aumentar o composto apresentar uma cor marrom escura,cheiro de bolor, homogêneo, sem restos de vegetais é porque o composto está pronto.Existem formas de acelerar o composto,picar os orgânicos antes de formar a leira e fazer uma pasta aguada com farinha de trigo, esterco e açúcar e molha a leira, essa mistura acelera o processo de decomposição do lixo.O composto imaturo não deve ser utilizado em plantas. O composto tem várias vantagens, além de melhora a qualidade do solo reduz a poluição ambiental, diminuindo a quantidade de lixo nos aterros sanitários, aumenta a população de microrganismo benéficos que disponibilizam os nutrientes minerais do solo para as plantas. O composto orgânico pode ser utilizado em todos os cultivos e planta, para cada tipo de cultivo é indicado uma dosagem do composto baseando-se na exigência do cultivo e no teor de nutrientes do composto.
    A compostagem é muito importante para o meio ambiente, a compostagem pode ser feita em casa, e muito simples de ser feita, basta separa os resíduos orgânicos que são descartados para o lixo e fazer uma pequena leira com esse resíduo orgânico intercalando restos de capina, restos de comida, serragem, e assim até acabarem os resíduos, não devendo ser utilizados resíduos como vidro, plástico, metal, óleo, tinta. Esse composto depois de pronto pode ser utilizado em plantas, hortaliça. A compostagem é uma forma de contribuir com a preservação do ambiente e reaproveitar o lixo que seria depositado em aterros sanitários.

    Aline Aparecida Silva de Faria
    1°P Agroindústria

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. JOSÉ ANTONIO DE MELO
    PILHAS E BATERIAS (RECICLAGEM)
    Pilhas e baterias- um grande problema tanto pra saúde como pro meio ambiente, além de contaminar a solo trás conseqüências graves de saúde ao invés jogar esses materiais em qualquer lugar porque não levá-lo a um ponto de coleta. ‘’seja inteligente não jogue fora o que você pode reaproveitar’’.
    O objetivo central é alertar a população do quê pode acontecer com o meio ambiente se nós não cuidarmos bem dele e também fazer um apelo de conscientização para quê a população não o polua o meio ambiente ,pois pode causar danos futuramente se isso já não está acontecendo.

    ResponderExcluir
  38. alguem pode fazer um texto para mim por favor

    ResponderExcluir
  39. Medidas que garantem uma vida mais saudável e feliz nas pequenas,médias e grandes cidades

    ResponderExcluir